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Aluno(a) |
Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz |
Titulo |
Análise semiótica sobre leitura no Saeb para o Ensino Fundamental |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Arnaldo Cortina |
Data |
16/09/2024 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho visa refletir sobre o processo de formação de leitores no ensino fundamental por meio da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Fundamentada na teoria da semiótica discursiva, esta pesquisa trabalha com documentos que marcaram mudanças metodológicas e conceituais desde a criação desse sistema até o ano de 2017 (última edição do Saeb, antes das alterações realizadas em virtude da Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a saber: “Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, diretrizes, produtos e resultados” (1994); “Matrizes curriculares de referência para o Saeb” (1997); “Saeb 2001: novas perspectivas” (2001), “Relatório Saeb 2001” (2002) e, finalmente, o “Relatório Saeb 2017” (2019). Sob nosso ponto de vista, essa avaliação institucionaliza um perfil de leitor, uma concepção de leitura e, por conseguinte, as concepções de texto e de discurso que se estabelecem em uma dada cultura (nas salas de aula e na sociedade de modo geral). Em nome da busca pela qualidade educacional, o Saeb apresenta em seus princípios a busca pela eficiência e pela eficácia fundadoras da cultura do desempenho. Nesse sentido, o que significa ser um leitor proficiente? Ao pensar em uma educação humanizadora voltada à formação de cidadãos críticos, indagamo-nos sobre como a semiótica discursiva poderia contribuir na formação desses leitores desde o ensino fundamental? Seria possível estabelecer um conceito de competência leitora fundamentado na semiótica discursiva? Para tal, apoiamo-nos em autores como Greimas (1975, 1979, 2014); Greimas e Fontanille (1993); Greimas e Courtés (2021); Cortina (2000; 2006); Barros (1994, 2002, 2005, 2019); Fiorin (1990, 1998, 2002, 2004, 2012); Fontanille (1987,1999, 2008); Floch (1985, 1990); Pietroforte (2004, 2006) Oliveira e Teixeira (2009). A partir deles, tecemos nossas hipóteses sobre o que seria a competência leitora na perspectiva semiótica, dividindo-a em duas etapas: uma de decodificação e outra referente aos mecanismos intra e interdiscursivos. Apresentamos também o conceito de leitura como um processo de interpretação que, por meio do entrelaçamento de duas consciências discursivas (a do texto lido e a de seu leitor) gera outro texto (Cortina, 2000). Além disso, após analisarmos a matriz de referência e a escala de proficiência do Saeb, apontamos algumas possibilidades de leitura no Saeb, considerando não apenas os textos verbais, mas também os visuais e os verbovisuais como relevantes para a formação de leitores desde o ensino fundamental. Almejamos com este estudo contribuir para o aprimoramento da oferta de uma educação de qualidade, bem como para a diminuição das desigualdades sociais.
Palavras-chave: leitura; leitores; competência leitora; educação; semiótica discursiva.
ABSTRACT
This work aims to reflect on the process of developing readers in elementary education through the analysis of the Basic Education Evaluation System (Saeb). Based on the theory of discursive semiotics, this research examines documents that marked methodological and conceptual changes from the creation of this system up to 2017 (the last edition of Saeb before changes were made due to the National Common Curriculum Base – BNCC), namely: "Saeb – National System of Basic Education Assessment: objectives, guidelines, products, and results" (1994); "Curricular Reference Matrices for Saeb" (1997); "Saeb 2001: New Perspectives" (2001); "Saeb 2001 Report" (2002); and finally, "Saeb 2017 Report" (2019). From our point of view, this evaluation institutionalizes a profile of the reader, a conception of reading, and consequently, the conceptions of text and discourse established in a given culture (in classrooms and in society at large). In the pursuit of educational quality, Saeb's principles emphasize efficiency and effectiveness that underpin a performance culture. In this sense, what does it mean to be a proficient reader? Considering a humanizing education aimed at developing critical citizens, we question how discursive semiotics could contribute to the formation of these readers from elementary education. Is it possible to establish a concept of reading competence grounded in discursive semiotics? To address this, we rely on authors such as Greimas (1975, 1979, 2014); Greimas and Fontanille (1993); Greimas and Courtés (2021); Cortina (2000; 2006); Barros (2002, 2005, 2019); Fiorin (1990, 1998, 2002, 2004, 2012); Fontanille (1987, 1999, 2008); Floch (1985, 1990); Pietroforte (2004, 2006); Oliveira and Teixeira (2009). Based on their work, we develop our hypotheses about what reading competence would be from a semiotic perspective, dividing it into two stages: one of decoding and another related to intra- and interdiscursive mechanisms. We also present the concept of reading as an interpretative process that, through the intertwining of two discursive consciousnesses (the text read and the reader’s), generates another text (Cortina, 2000). Furthermore, after analyzing Saeb's reference matrix and proficiency scale, we point out some reading possibilities within Saeb, considering not only verbal texts but also visual and verbal-visual as relevant for reader development from elementary education. We aim with this study to contribute to the enhancement of quality education and the reduction of social inequalities.
Keywords: reading; readers; reading competence; education; discursive semiotics.
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Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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