UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Taís Caires Rodrigues
Titulo Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
Orientador(a) Profa. Dra. Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Data 21/05/2024
Resumo RESUMO
Mudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala.
Palavras-chave: Ensino de alemão como língua estrangeira; Ensino de línguas estrangeiras; Aulas no YouTube; Desenvolvimento da habilidade de fala.


ABSTRACT
Life in society has been transformed in recent decades by technological advances. The changes brought about mainly by the use of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) affect all areas, including foreign language teaching. Digital media have enabled new formats for teaching and learning foreign languages, whether through online or hybrid courses, or even apps or videos designed for this purpose. Given this scenario, this paper seeks to analyze online and asynchronous classes available on the YouTube channel Deutsch und Deutschland, which is currently the largest channel on the platform about the German language with instruction in Portuguese. The aim of this research is to analyze the teaching strategies used in this format of German classes for beginners to promote speech development. To answer this question, we used the studies of Estivalet (2014), Rozenfeld and Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015) and Schatz (2006) as a theoretical framework. This is an applied qualitative study (Silveira and Cordova, 2009). Four German lessons available on YouTube were analyzed based on the levels of speech development (Edrová, 2015) and speech micro-skills (Oliveira, 2015). As a result of this analysis, it was concluded that speaking skills cannot be fully developed through online and asynchronous classes, although it is possible to develop essential competences for speech development.
Keywords: Teaching German as a foreign language; Foreign language teaching; YouTube lessons; Development of speaking skills.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara