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Aluno(a) |
Sthefanie Kalil Kairallah |
Titulo |
Curso de Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública: o modelo Cross-Design |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld |
Data |
24/05/2024 |
Resumo |
RESUMO
Com a disseminação da pandemia ocasionada pela COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, instituições de diferentes esferas recorreram a caminhos alternativos na busca de viabilizar serviços essenciais. Na educação, a coalizão global (Unesco, 2020) descortinou a imprescindibilidade de se repensar a formação dos professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE), em especial no âmbito deste trabalho, os de inglês. Desse modo, partindo da análise do contexto da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e de estudos do campo de formação de professores de línguas estrangeiras e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Leffa, 2016; Rozenfeld; Viana, 2019; Freire, 2021; Mayrink, 2021, entre outros), a presente pesquisa tem como objetivo elaborar, implementar e avaliar um modelo de curso on-line para Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública de ensino estadual paulista, o qual denominamos de Cross-Design, baseando-se na literatura da área e resoluções vigentes, como a Base Nacional Comum para a Formação Continuada (Brasil, 2020). Para tanto, partimos de métodos, abordagens e visões de design de cursos no campo educacional (Freire, 2013; Kenski, 2019; Filatro, 2020), com foco no desenvolvimento de Competências Digitais (Lucas; Moreira, 2018; Unesco, 2018; CIEB, 2019). Assim, o lócus discursivo desta pesquisa, de base qualitativa, é a área da Linguística Aplicada, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa-ação (Thiollent, 2009; Burns, 2010), em uma perspectiva participativa (Kemmis; McTaggart, 2005), desenvolvida por meio dos instrumentos: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e gravação em áudio e vídeo, com a técnica de grupo focal. A partir de nossas análises, elencamos diferentes elementos que impactaram na escolha das estratégias e recursos que compõem a proposição teórica elaborada pela formadora-pesquisadora, no contexto de uma Formação Continuada no Serviço. Os resultados obtidos na primeira macroetapa, denominada Pré-Design, revelam as características do perfil do público-alvo, demonstrando seu interesse de adesão ao curso. Também mapeamos os professores de inglês quanto à formação inicial, tempo de serviço, categoria de trabalho, expectativas e necessidades de apoio formativo, bem como suas percepções sobre o domínio das Competências Digitais. Após isso, consolidamos a primeira versão piloto do modelo Cross-Design e identificamos que as macroetapas Crossaction e Crossover nos permitem desvelar possíveis lacunas e potencialidades para alicerçar a elaboração de cursos em uma perspectiva ampliada, sobretudo, por meio de experiências formativas, colaborativas, críticas e reflexivas, com vistas às particularidades do contexto, do público-alvo e dos resultados analisados.
Palavras-chave: Formação Continuada no Serviço; Língua Inglesa; Competências Digitais; Professores da rede pública; Ensino Remoto Emergencial.
ABSTRACT
With the spread of the COVID-19 pandemic (caused by the virus SARS-CoV-2), institutions from different spheres resorted to alternative paths in their search to make essential services viable. In education, the global coalition (Unesco, 2020) revealed the essential need to rethink the training of teachers in Emergency Remote Teaching (ERT), especially English teachers, in the scope of this work. Thus, based on the analysis of the context of the Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), of the Secretary of Education of the State of São Paulo and studies in the field of education foreign language teachers and use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) (Leffa, 2016; Rozenfeld; Viana, 2019; Freire, 2021; Mayrink, 2021, among others), the present research aims to develop, implement and evaluate an online course model for Continuing In-Service Education for English teachers in the public school system, which we call Cross-Design, based on the literature in the area and current resolutions, such as Common National Base for Continuing Education (Brazil, 2020). To this end, we start with methods, approaches, and course design views in the educational field (Freire, 2013; Kenski, 2019; Filatro, 2020), with a focus on the development of Digital Competencies (Lucas; Moreira, 2018; Unesco, 2018; CIEB, 2019). Thus, the discursive locus of this qualitative-based research is the area of Applied Linguistics, with action research as methodological procedures (Thiollent, 2009; Burns, 2010), from a participatory perspective (Kemmis; McTaggart, 2005), developed through instruments: semi-structured questionnaires, semi-structured interviews, field diary, and recording in audio and video using the focus group technique. From our analyses, we listed different elements that impacted the choice of strategies and resources that make up the theoretical proposition prepared by the researcher-trainer in the context of Continuing In-Service Education. The results obtained in the first macro-stage, called Pre-Design, reveal the characteristics of the profile of the target audience, demonstrating their interest in joining the course. We also mapped English teachers in terms of their initial training, length of service, job category, expectations, and needs for training support, as well as their perceptions about mastering Digital Competencies. Thereafter, we consolidated the first simplified version of the Cross-Design model and identified that the Crossaction and Crossover macro-steps allow us to reveal possible gaps and potentialities to support the development of courses from a broader perspective, above all, through formative, collaborative, critical and reflective, with a view to the particularities of the context, the target audience and the results analyzed.
Keywords: Continuing In-Service Education; English Language; Digital Competencies; Public school teachers; Emergency Remote Teaching. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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