UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Camila Bordonal Clempi
Titulo Contribuições de teorias sociais de gênero para o estudo da mudança linguística: uma discussão sobre a implementação de marcas de 3P associadas a ‘você’
Orientador(a) Profa Dra Angélica Terezinha Carmo Rodrigues
Data 10/05/2024
Resumo RESUMO
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre mudança linguística e gênero feminino. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1968]) e da Sociolinguística Histórica (Romaine, 2009 [1982]), nossa proposta se assenta na análise do papel do gênero (como uma categoria fundamentada em teorias sociais) em dados de estratégias variáveis de referência ao interlocutor (marcas de segunda pessoa do singular (2P) associadas a ‘tu’ e marcas de terceira pessoa do singular (3P) associadas a ‘você’) na posição sintática de sujeito. Com base em evidências de textos pretéritos (1915-1932) do português brasileiro, nosso interesse é discutir como questões sociais, relacionadas ao gênero feminino impactam a língua, ou seja, como essa categoria social pode explicar um determinado resultado quanto ao uso do fenômeno linguístico. Para isso, propomos a leitura de gênero a partir da teoria da performatividade (Butler, 2018 [1988]; 2018 [1990]) e trazemos uma perspectiva metodológica que leva em consideração a mídia impressa feminina, nos termos de Lauretis (1994), como “tecnologia de gênero”. Nesse sentido, compusemos um córpus de 432 cartas publicadas na revista A Cigarra (publicação feminina). Além disso, vimos a necessidade de analisar os resultados em comparação a um grupo controle, composto por 432 cartas distribuídas em duas diferentes amostras e definido por meio de um continuum de práticas sociais e de representações de gênero: a Revista da Semana (publicação [+feminina ↔ - masculina]) e o Correio Paulistano (publicação [+masculina ↔ -feminina]). Os resultados, com base em 3.450 ocorrências das variantes, apontam para uma direção contrária em relação a outros estudos (Rumeu, 2008; Pereira, 2012; Souza, 2012) e ao Paradoxo do gênero (Labov, 1990; 2001), que sinalizam as mulheres, em relação aos homens, como líderes da implementação de uma variante inovadora (aqui, marcas de 3P associadas a ‘você’). Nesta pesquisa, o grupo controle de publicação [+masculina ↔ -feminina], as cartas do jornal Correio Paulistano, avança rapidamente rumo à mudança linguística se comparado às cartas da revista A Cigarra (publicação feminina) e da Revista da Semana (publicação [+feminina ↔ - masculina). Nas análises multivariadas, os resultados das variáveis previsoras linguísticas (tipo de sujeito, contexto verbal e paralelismo linguístico), além de faixa temporal, mostram que as tendências evidenciadas por estudos sociolinguísticos (Barcia, 2006; Rumeu, 2008; Lopes; Marcotulio, 2011; Pereira, 2012; Souza, 2012) se confirmam neste trabalho, independentemente de questões de gênero, em A Cigarra (uso de 3P/‘você’ favorecido quando o sujeito é pleno, entre os anos de 1927-1932, e desfavorecido em contexto verbal não imperativo e em ocorrência precedida por 2P/‘tu’) com alguns padrões de uso que se repetem no grupo controle (Revista da Semana e Correio Paulistano). Enquanto as variáveis que se relacionam com a configuração das cartas (tipo de comunicação, temática e papel social do referente) revelam que, em A Cigarra, o emprego de 3P/‘você’ é desfavorecido quando os tipos de comunicação do trecho/dado são de conselho ou de relato e quando as temáticas envolvem cultura e política ou relacionamento, com menor frequência de uso, em termos percentuais, no momento que o referente é uma pessoa amada, uma pessoa amiga ou o redator. Nesses casos, ainda que algumas dessas tendências se confirmem para as amostras do grupo controle, com as interpretações dos dados, destacamos que os significados sociais de cada categoria em análise se modificam de acordo com o córpus, mesmo nas situações em que há discursos performados pelo gênero feminino (A Cigarra e Revista da Semana), levando a diferentes escolhas das variantes e permitindo, nesse viés, uma discussão de como a proposta de publicação das cartas, o gênero feminino e a conservação do uso de 2P/‘tu’ em A Cigarra estão articulados nesta pesquisa.
Palavras-chave: Sociolinguística Variacionista; Sociolinguística Histórica; Estudos de Gênero; Gênero feminino; Marcas de 3P associadas a ‘você’.

ABSTRACT
The aim of this research is to investigate the relation between linguistic change and the female gender. In light of the theoretical and methodological assumptions of the Theory of Variation and Change (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1968]) and Historical Sociolinguistics (Romaine, 2009 [1982]), our proposal is based on analyzing the role of gender (as a category grounded in social theories) in data concerning variable strategies of reference to the interlocutor (marks of the second person singular (2P) associated with ‘tu’ and marks of the third person singular (3P) associated with ‘você’) in the syntactic position of the subject. According to evidence from past texts (1915-1932) of Brazilian Portuguese, our interest lies in discussing how social issues related to the female gender impact language, that is, how this social category can explain a specific result regarding the use of the linguistic phenomenon under analysis. We suggest a gender reading from the Theory of Performativity (Butler, 2018 [1988]; 2018 [1990]) and, additionally, we bring a methodological perspective that considers women's print media as “gender technology”, in conformity with Lauretis (1994). With that in mind, we compiled a corpus of 432 letters published in the magazine A Cigarra (a women’s publication). We found it necessary to also analyze the results in comparison to a control group, composed of 432 letters distributed in two different samples and defined through a continuum of social practices and gender representations: Revista da Semana (publication [+female ↔ - male]) and Correio Paulistano (publication [+male ↔ -female]). The results, based on 3,450 occurrences of the variants, point towards a contrary direction compared to other studies (Rumeu, 2008; Pereira, 2012; Souza, 2012) and to the Gender Paradox (Labov, 1990; 2001), which indicate that women, in relation to men, lead the implementation of an innovative variant (here, marks of 3P associated to ‘você’). In this research, the control group of publication [+male ↔ -female], the letters from the newspaper Correio Paulistano, progress more rapidly towards linguistic change when compared to the letters from A Cigarra (a women’s publication) and Revista da Semana (publication [+female ↔ -male]). In the multivariate analyses, the results of linguistic predictor variables (subject type, verbal context, and linguistic parallelism), besides temporal span, show that the tendency evidenced by other sociolinguistic studies (Barcia, 2006; Rumeu, 2008; Lopes; Marcotulio, 2011; Pereira, 2012; Souza, 2012), regardless of gender matters, are confirmed in this work in A Cigarra (use of 3P/’você’ favored when the subject is plural, between the years 1927-1932, and disfavored in non-imperative verbal context as well as in occurrence preceded by 2P/’tu’), with some patterns reproduced in the control group (Revista da Semana and Correio Paulistano). On the other hand, the variables that relate to the configuration of the letters (communication type, theme, and social role of the referent) reveal that, in A Cigarra, the use of 3P/’você’ is disfavored when the communication types of the excerpt/data are advice or narrative and when the themes involve culture and politics or relationships; with even lower frequency of use, in percentage terms, when the referent is a loved one, a friend, or the writer. In these cases, although some of these tendencies are also confirmed for the control group samples, with data interpretations we emphasize that the social meanings of each category under analysis change according to the corpus, even in cases where discourses are performed by the female gender (A Cigarra and Revista da Semana), leading to different choices of variants and thus allowing a discussion of how the letter publication proposal, female gender, and conservation of the use of 2P/’tu’ in A Cigarra are articulated in this research.
Keywords: Variationists Sociolinguistics; Historical Sociolinguistics; Gender Studies; Female gender; Marks of 3P associated with ‘você’.
Tipo Defesa-Doutorado
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