UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Natália Molan Cruzado
Titulo Os trailers de animação como instrumento de ensino e aprendizagem na elaboração de sequência didática de inglês como língua estrangeira
Orientador(a) Profa. Dra. Anise de Abreu Gonçalves D Orange Ferreira
Data 24/04/2024
Resumo RESUMO
Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso das redes de compartilhamento de informações, os recursos digitais abrem possibilidades múltiplas de utilização de textos multimodais em suporte digital em diferentes serviços. Os trailers, por exemplo, antes restritos às telas dos cinemas e à televisão, propagam-se pelos ambientes virtuais diversificados, como as redes sociais. Dentro de uma abordagem dos gêneros textuais, esta pesquisa tem por objetivo verificar se o uso dos trailers de animação como instrumento de ensino e aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de linguagens. O desenvolvimento da pesquisa foi amparado pelas teorias do Interacionismo Sócio Discursivo (Bronckart, 2006) e da Semiótica Sociodiscursiva (Leal, 2011). A metodologia de pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira foi constituída de dispositivos como instrumento de coleta de dados, tais como o modelo didático do gênero trailer de animação e a elaboração de uma sequência didática. Os trailers selecionados foram caracterizados e modelados, de acordo com as unidades de análise que compõem a Semiótica Sociointeracional (Leal, 2011). Após esse trabalho, uma sequência didática foi elaborada e remodelada. Posteriormente, a sequência didática foi aplicada, a fim de gerar os dados para análise, ou seja, as produções inicial e final de cada participante, além das gravações das aulas de inglês ministradas, oferecidas de modo síncrono e online. A partir da análise dos dados, pôde-se constatar que os alunos desenvolveram capacidades de linguagem, de forma significativa, principalmente aquelas que estavam previstas nas atividades da sequência didática. As capacidades de ação, discursiva e linguístico-discursiva foram mobilizadas durante a sequência aplicada e puderam ser observadas nas produções finais dos participantes inscritos, crianças e adolescentes de idade entre 9 e 16 anos. Uma das capacidades de linguagem mais evidente foi a linguístico-discursiva, em todas as produções dos participantes, referente a ampliação e escolha do léxico. Ainda, pôde-se verificar que alguns participantes foram capazes de compreender e produzir unidades linguísticas adequadas à fonética. Ao fim, os resultados obtidos levam à conclusão de que a proposta e utilização dos trailers como instrumento para o ensino de inglês, além de motivar a aprendizagem, possibilita maior desenvolvimento oral em língua estrangeira.
Palavras-chave: Trailers de animação; Modelo didático; Sequência didática; Ensinoaprendizagem de Inglês como língua estrangeira; Nível iniciante.

ABSTRACT
With the advancement of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the use of information sharing networks, digital resources pen up multiple possibilities for using multimodal texts in digital support in different services. Movie trailers, for example, previously restricted to movie theaters and television screens, spread across diverse virtual environments, such as social networks. Within a Textual Genres approach, this research aims to verify whether the use of animation trailers as a teaching and learning tool promotes the development of language skills. The development of the research was supported by the theories of Socio-Discursive Interactionism (Bronckart, 2006) and Sociodiscursive Semiotics (Leal, 2011). The research methodology was divided into two stages, the first consisting of devices as a data collection instrument, such as the didactic model of the animation trailer genre and the elaboration of a didactic sequence. The selected trailers were characterized and modeled, according to the units of analysis that make up Sociointeractional Semiotics (Leal, 2011). After this work, a didactic sequence was developed and remodeled. Subsequently, the didactic sequence was applied in order to generate data for analysis, that is, the initial and final productions of each participant, in addition to recordings of the classes taught, oferred synchronously and online. From the data analysis, it was possible to verify that the students develop language skills significantly, especially those that were foreseen in the activities of the didactic sequence. The action, discursive and linguistic-discursive capabilities were mobilized during the applied sequence and could be observed in the participants, children and teenagers aged between 9 and 16 years old. One of the most evident language skills was linguisticdiscursive, in all the participants’ productions, referring to the expansion and choice of lexicon. Furthermore, it was possible to verify that some participants were able to understand and produce linguistic units suitable for phonetics. In the end, the results obtained lead to the conclusion that the proposal and use of trailers as an instrument for teaching English, in addition to motivating learning, enables greater oral development in foreign languages.
Keywords: Animation Trailers; Didactic model; Didactic sequence; Teachinglearning English as Foreign Language; Beginner level.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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