|
|
Aluno(a) |
Marines Lonardoni |
Titulo |
Cartas de leitores: um estudo do discurso e da construção argumentativa das cartas de leitores em revistas |
Orientador(a) |
|
Data |
21/12/2004 |
Resumo |
A sociedade contemporânea está presenciando uma renovação da função e do uso da carta enquanto gênero textual. Com o advento da Internet, a popularização do correio eletrônico facilitou o acesso às seções de Cartas de Leitores de jornais e revistas. Tomando como objeto de análise cartas de leitores de revistas, ancorada nas teorias Mídia/Comunicação, Gêneros Textuais, Análise de Discurso de linha francesa e Argumentação, nossa pesquisa buscou investigar e refletir sobre a questão do discurso, da argumentação e das imagens expressas na construção dos textos dos leitores e das leitoras veiculados na seção cartas, na mídia escrita, na tentativa de contribuir para os estudos lingüístico-discursivos. Para este fim, selecionamos seis revistas periódicas (mensais), destinadas ao público masculino/feminino, como: Cláudia, Marie Claire, Nova, Vip, Placar e Você S/A. Os resultados permitiram: a) a categorização de sujeitos enunciadores em que os discursos propiciam um certo apagamento das fronteiras entre subjetividade/objetividade, com grande freqüência do que podemos chamar de escrita de si e/ou tom confessional; b) a identificação dos leitores-autores com os novos olimpianos; c) formações discursivas que envolvem principalmente a questão de gênero (masculino/feminino), reveladoras de um imaginário coletivo fossilizado em valores culturais, ideológicos e do senso comum; d) expressões fortemente sinalizadas por aspectos lingüístico-argumentativos que desvelam as emoções e a empatia entre leitores-autores e o veículo midiático e e) o surgimento de um discurso midiático explícito/implícito, tecido com e pelos discursos dos leitores-autores. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|