UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marise Adriana Mamede Galvão
Titulo A topicalidade discursiva: um estudo de digressões na interação em sala de aula
Orientador(a)
Data 13/05/2004
Resumo A investigação da topicalidade discursiva na interação em sala de aula constituiu o ponto de vista mais amplo desta tese. Especificamente, foram descritas as digressões que ocorreram em duas aulas no ensino de Pós-Graduação (em uma Universidade Pública), diferenciadas tanto do ponto de vista lingüístico/discursivo/interacional quanto por critérios pedagógicos. Além da descrição de digressões, foram discutidos os tipos digressivos e as funções textuais/interacionais que eles exerceram no discurso. Nesta pesquisa, foram adotados os pressupostos sociointeracionaistas: a Análise da Conversação, a Sociolingüística Interacional, a Lingüística de Texto. Também foram utilizadas noções advindas da perspectiva Funcionalista, da ótica bakhtiniana e seguidos os princípios empíricos da Microetnografia, tanto enquanto método, como enquanto ponto de vista. A perspectiva do trabalho é qualitativa, assim, as recorrências do fenômeno em estudo possibilitam estabelecer uma análise comparativa das interações. Além da introdução, esta tese é composta pelas seguintes partes: no capítulo 1, as aulas/corpus de investigação foram caracterizadas; em seguida, no capítulo 2, foram discutidas as bases teóricas acerca da topicalidade discursiva e colocadas em relevo as digressões e os tipos, bem como as funções que elas exercem no discurso. A análise dos dados faz parte dos capítulos 3 e 4. Primeiramente, foram focalizadas as digressões que ocorreram nos eventos, os tipos e as funções. Em seguida, os resultados foram quantificados, possibilitando correlacionar desvios digressivos e características das salas de aula. O capítulo 5 foi dedicado às conclusões da tese, a qual considerou aspectos lingüístico/discursivos e graus de assimetria existentes em locais de ensino e de aprendizagem.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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