|
|
Aluno(a) |
Bruna da Silva Campos |
Titulo |
Teletandem e estratégias de aprendizagem: um estudo à luz da teoria da complexidade |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Ana Cristina Biondo Salomão |
Data |
22/05/2023 |
Resumo |
RESUMO
A aprendizagem de línguas em Teletandem é mediada por tecnologias digitais da informação e da comunicação e promove o contato entre universitários brasileiros e estrangeiros, que trabalham colaborativamente para aprenderem e praticarem a língua um do outro. Ao considerar algumas de suas características (parâmetros de controle e estados atratores), o Teletandem pode ser compreendido como um sistema complexo (OYAMA, 2013a). Além disso, nesse contexto, diferentes estratégias de aprendizagem são utilizadas por seus participantes (CAMPOS, 2018). Segundo Oxford (2017), as estratégias não devem ser vistas como variáveis descontextualizadas e desincorporadas e, para analisálas, pode-se recorrer à Teoria da Complexidade, haja vista que propõe uma visão holística dos fenômenos. Nesse sentido, o objetivo principal desta tese foi investigar como as características dos sistemas complexos podem favorecer a emergência das estratégias de aprendizagem empregadas pelos participantes no Teletandem. Para atingir esse objetivo, adotou-se como referencial teórico trabalhos que discutem sobre a aprendizagem de línguas em Teletandem (VASSALLO; TELLES, 2006; TELLES; VASSALLO, 2006; SALOMÃO, 2008, 2011, 2012; SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009; EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), Estratégias de Aprendizagem (OXFORD, 1990, 2017; O’MALLEY; CHAMOT, 1990) e Teoria da Complexidade (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSENFREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA, 2009, 2009, 2011, 2016). Este estudo tem natureza qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DÖRNYEI, 2007; MINAYO, 2010; FRIEDNAM, 2012). A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2019 por meio de questionários inicial e final e gravações de sessões de interação e mediação. Os dados foram analisados a partir das características de um sistema complexo, segundo Larsen-Freeman e Cameron (2008), a saber, heterogeneidade, dinamismo, não linearidade, abertura e adaptação. A análise de dados indica que, a partir dessas propriedades, presentes no Teletandem, estratégias de aprendizagem (cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais) emergem e são utilizadas por seus participantes. Ademais, tanto as sessões de interação quanto as de mediação são responsáveis por emergir essas estratégias. Entende-se que, por meio dos resultados desta pesquisa, podese contribuir com a formação de mediadores de Teletandem, já que ao conhecerem toda a complexidade que envolve esse cenário e como as estratégias de aprendizagem emergem a partir dela, eles poderão ter acesso a mais elementos para auxiliar os interagentes em sua aprendizagem nessa modalidade telecolaborativa de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras. Pode-se contribuir também para a área da Linguística Aplicada no sentido de que os achados apontam que a aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo complexo e que necessita ser analisada pelo viés da complexidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de línguas; Estratégias de aprendizagem; Teletandem; Teoria da Complexidade.
ABSTRACT
Language learning in Teletandem is mediated by digital information and communication technologies, and promotes contact between Brazilian and foreign university students, who work collaboratively to learn and practice each other's language. When considering some of its characteristics (control parameters and attractor states), Teletandem can be defined as a complex system (OYAMA, 2013a). Furthermore, in this context, different learning strategies are used by its participants (CAMPOS, 2018). According to Oxford (2017), these learning strategies should not be seen as decontextualized and disembodied variables and, to analyze them, it is possible to use Complexity Theory, as it proposes a holistic view of the phenomena. In this sense, the main objective of this study was to investigate how the characteristics of complex systems can favor the emergence of learning strategies used by participants in Teletandem. In order to achieve this goal, it was adopted as a theoretical contribution academic works that discuss language learning in Teletandem (VASSALLO; TELLES, 2006; TELLES; VASSALLO, 2006; SALOMÃO, 2008, 2011, 2012; SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009; EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), Learning Strategies (OXFORD, 1990, 2017; O'MALLEY; CHAMOT, 1990) and Complexity Theory (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSENFREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA, 2009, 2009, 2009, 2011, 2016). This study has qualitative and interpretive nature (MOITA LOPES, 1994; DÖRNYEI, 2007; MINAYO, 2010; FRIEDNAM, 2012). Data collection was carried out during the second semester of 2019 through initial and final questionnaires and recordings of interaction and mediation sessions. Data were analyzed from the characteristics of a complex system, according to Larsen-Freeman and Cameron (2008), heterogeneity, dynamism, non-linearity, openness and adaptation. Data analysis indicates that, from these properties, present in Teletandem, learning strategies (cognitive, metacognitive, affective and social) emerge and are used by its participants. Furthermore, both interaction and mediation sessions are responsible for emerging learning strategies. It is understood that, through the results of this research, it is possible to contribute to the preparation of Teletandem mediators, since by knowing all the complexity that involves this scenario and how the learning strategies emerge from it, they will be able to have access to more elements to help the participants in their learning process in this telecollaborative modality of teaching and learning of foreign languages. It can also contribute to the area of Applied Linguistics in the sense that the findings point out that the learning of a foreign language is a complex process that needs to be analyzed from the perspective of complexity.
KEYWORDS: Languages teaching-learning; Learning strategies; Teletandem; Complexity Theory.
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|