|
|
Aluno(a) |
Rafael Pupim Godoy |
Titulo |
Análise de uma proposta de ensino de língua inglesa segundo os princípios do pós-método |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Egisvanda Isys de Almeida Sandes |
Data |
18/05/2023 |
Resumo |
RESUMO
As discussões que surgiram, na década de 1970, ao redor da abordagem comunicativa, especialmente de autores como Hymes (1972), Widdowson (1990), e, posteriormente, em torno ao conceito de pós-método com Kumaravadivelu (1993), permitiram novas concepções para o ensino de línguas, sobretudo no que tange aos papéis dos professores e dos alunos. É em meio a esse cenário que a motivação, predominantemente com Tragant e Muñoz (2000), ganha importância e configura-se como um aspecto importante para o desenvolvimento dos fatores comunicativos do estudante de línguas, pois sem ela entende-se que poderia haver o comprometimento da aprendizagem. Embebidos por estes pensamentos e embasados nos pressupostos teóricos das teorias linguísticas a partir de Saussure (1918) até as ideias mais recentes da Linguística Aplicada e da Psicolinguística, nesta dissertação, busca-se analisar os principais métodos de ensino surgidos antes e no desenvolvimento da Linguística para, posteriormente, analisar se uma proposta de ensino aplicada no ensino de língua inglesa atualmente, a qual nomear-se-á aqui de proposta motivacional-comunicativa (doravante MC), pode ser considerada pertencente aos princípios do pós-método. Para que tal estudo fosse possível, analisou-se os documentos relativos a um estudante de uma instituição privada de ensino que adota a proposta MC, portanto, para esta pesquisa aplicou-se uma análise documental qualitativa. O material que compõe os documentos e que foi usado nesta análise conforma-se de produções orais gravadas pelos estudantes, relatórios que a instituição fez sobre seus processos de aprendizagem e relatos dos estudantes sobre seus próprios processos, todos mantidos pela instituição como parte da proposta de sua metodologia de ensino. Com este estudo pretende-se verificar se a proposta MC poderia se configurar como pós-método, segundo as bases dispostas nos estudos de Kumaravadivelu (2006), assim como ajudar nas futuras formações de professores de idiomas.
Palavras-chave: Motivação; Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa; Métodos de Ensino; Pós-método; Proposta Motivacional-Comunicativa.
ABSTRACT
The discussions that arose, in the 1970s, around the communicative approach, especially from authors such as Hymes (1972), Widdowson (1990), and, later, around the concept of post-method with Kumaravadivelu (1993), allowed new conceptions for language teaching, especially regarding the roles of teachers and students. It is in the middle of this scenario that motivation, predominantly with Tragant and Muñoz (2000), gains importance and configures itself as an important aspect for the development of the communicative factors of the language student, because without it, it is understood that learning could be compromised. Soaked by these thoughts and based on the theoretical assumptions of linguistic theories from Saussure (1918) up to the most recent ideas of Applied Linguistics and Psycholinguistics, this dissertation aims at analyzing the main teaching methods that emerged before and during the development of Linguistics in order to analyze if a teaching proposal currently applied to English language teaching, which will be called here motivational-communicative proposal (hereafter, MC), can be considered as belonging to the principles of the post-method. In order to make this study possible, we analyzed documents related to a student from a private educational institution that adopts the MC proposal; therefore, for this research we applied a qualitative documental analysis. The material that makes up the documents and that was used in this analysis consists of oral productions recorded by the students, reports that the institution made about their learning processes, and students' reports about their own processes, all kept by the institution as part of its teaching methodology proposal. This study intends to verify if the MC proposal could be configured as a post-methodology, according to the bases presented in Kumaravadivelu's studies (2006), as well as to help in the future formation of language teachers.
Keywords: Motivation; Teaching and learning of English; Teaching methods; Postmethod; Motivational-Communicative Proposal.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|