UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Gabriela Vianna Mello
Titulo O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
Orientador(a) Profa. Dra. Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Data 25/05/2023
Resumo RESUMO
Partindo do pressuposto de que língua e cultura são intrinsecamente relacionadas (KRAMSCH, 1998) e reconhecendo a importância do desenvolvimento da cidadania intercultural por falantes interculturais (BYRAM, 2008), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência no encontro de culturas, promovido pela organização CISV (Children’s International Summer Village). Para tanto, nos basearemos nos estudos de aprendizagem pela experiência, principalmente aquele proposto por Kolb (1980, 2015), e nos pressupostos da Competência Comunicativa Intercultural e Cidadania Intercultural (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008). Os dados foram coletados com quatro participantes de uma das sedes da organização CISV no Brasil, localizada no interior de São Paulo. Para a seleção das participantes, utilizamos como critério sua atuação prévia em acampamentos internacionais da organização, que exigem o uso de inglês para comunicação, e a participação ativa no “CISV Brasil” durante o andamento da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se enquadra como estudo de caso em relação aos procedimentos. Como instrumentos de pesquisa utilizamos um questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas individuais, contando também com o método de grupo focal, visando à triangulação de dados para conferir maior confiabilidade e validade à investigação. Com base na análise dos dados coletados, as categorias propostas por Byram (2012) e CISV (2021) foram ressignificadas e modificadas a fim de abarcar questões mencionadas pelas participantes, como a contribuição da esfera afetiva percebida por elas nos acampamentos. Além disso, questões teóricas como a utilização do termo cidadania por Byram (2008, 2012) foram levantadas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e indicam possíveis caminhos para desdobramentos desta pesquisa.
Palavras-chave: cidadania intercultural; educação pela experiência; língua inglesa; CISV

ABSTRACT
Based on the assumption that language and culture are inherently related (KRAMSCH, 1998) and acknowledging the importance of the development of intercultural citizenship by intercultural speakers (BYRAM, 2008), this research’s goal is to analyze the role of experience, derived from cultural encounters promoted by CISV (Children’s International Summer Village). To this end, we will rely on experiential learning studies, mostly the ones proposed by Kolb (1980, 2015), and on the principles of Intercultural Communicative Competence and Intercultural Citizenship (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008. 2012). The data was collected from four participants from one of the headquarters of the organization in Brazil, located in the countryside of São Paulo. For the selection of the participants, we used as a criteria their previous activity in international camps of the organization, that demand the usage of English as an official communication language, and the active participation in “CISV Brazil” during the development of the research. The research is qualitative and fits as a case study in relation to the procedures. As research instruments we used a semi-structured questionnaire and semi-structured individual interviews, also applying a focus group aiming at the triangulation of the data, in order to grant reliability and validity to the investigation. Based on the analysis of the data collected, the categories proposed by Byram (2012) and CISV (2021) were re-signified and modified in order to cover issues mentioned by the participants, such as the contribution of the affective sphere perceived by them in the camps. In addition, theoretical issues such as the use of the term citizenship by Byram (2008, 2012) were raised in the course of the development of the work and indicate possible paths for developments of this research.
Key-words: intercultural citizenship; experiential learning; English language; CISV
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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