UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Vivian Nádia Ribeiro de Moraes Caruzzo
Titulo O ensino-aprendizagem remoto de inglês para a Terceira Idade mediado pelas tecnologias digitais: parâmetros humanos e técnicos
Orientador(a) Profa. Dra. Sandra Mari Kaneko Marques
Data 27/04/2023
Resumo RESUMO
Com a culminância da pandemia da COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV2, pessoas idosas foram incluídas em um grupo de risco para o qual as recomendações de isolamento social fizeram-se mais imperativas. O Ensino Remoto, como ação emergencial, mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a internet, mostrou-se a única possibilidade de oferta de um curso de inglês como língua estrangeira (LE) no âmbito de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Diante desse quadro, esta pesquisa teve como objetivo principal discutir o uso de recursos digitais, como ferramentas e aplicativos, no ensino de inglês para Terceira Idade, no contexto de ensino-aprendizagem remota. Trata-se de uma investigação na área da Linguística Aplicada (ALMEIDA FILHO, 1991, 2015), de natureza qualitativa (YIN, 2011; ROBSON; MACCARTAN, 2016), a qual a metodologia intervencionista se constrói como uma pesquisa-ação (BURNS, 1999, 2005; VIANA, 2007). Já como objetivos específicos, buscamos compreender como as especificidades dos alunos idosos e do contexto influenciaram nossas escolhas metodológicas sobre o uso de tecnologias digitais, bem como apresentar e discutir as considerações dos participantes sobre a utilização desses recursos. Para tanto, escolhemos como instrumentos de geração de dados, questionários semiestruturados, diários reflexivos da professora-pesquisadora, gravações das aulas (em vídeo e áudio), entrevistas semiestruturadas (gravadas em vídeo e áudio) e interações em grupos de WhatsApp. Apoiando-nos nos parâmetros pedagógicos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2006a, 2006b, 2012), levamos em consideração aspectos comuns do processo natural do envelhecimento humano (SPIRDUSO, 2005; PAPALÉO NETTO; PONTE, 2005; PALACIOS, 2007; PAPALIA; FELDMAN, 2013) e as características percebidas na construção de um modelo emergencial de Ensino Remoto mediado pelas TDICs (HODGES et al., 2020; SALDANHA, 2020; GARCIA et al., 2020; VELOSO; WALESKO, 2020; SARAIVA et al., 2020) e propomos uma releitura teórica do modelo Four in Balance (KENNISNET, 2015; ALMEIDA; VALENTE, 2016) para o âmbito do ensino de línguas estrangeiras. Por meio das análises dos dados, conseguimos identificar elementos de diferentes naturezas que influenciaram diretamente as escolhas e as avaliações de ferramentas, aplicativos e ações metodológicas pela professora-pesquisadora e pelos alunos idosos. Podemos destacar os elementos humanos relacionados às competências digitais, conhecimento gerontológico, concepção de conteúdo/currículo e especificidades físicas, além de elementos técnicos referentes à infraestrutura, à composição da sala de aula e à concepção dos participantes sobre sua presença no curso. Conseguimos, ainda, distinguir as perspectivas sobre tais elementos que apontaram para a percepção das nossas práticas como sensíveis às particularidades dos alunos idosos e do contexto, bem como para considerações positivas dos participantes sobre o ensino-aprendizagem remoto de inglês.
Palavras-chave: Terceira Idade; Ensino e Aprendizagem; Ensino Remoto; TDIC; Língua Inglesa.

ABSTRACT
As a consequence of the disease COVID-19 outbreak (caused by the virus SARS-CoV2) becoming a pandemic in 2020, senior citizens were considered at high risk and part of the group for whom recommendations for social isolation were more imperative. Remote Teaching and Learning mediated by Information and Communication Technologies (ICT) and the internet as an emergency action was proved to be the only possibility of offering an English as a Foreign Language (EFL) course at the project Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Given this situation, this research aimed to discuss the use of digital resources, such as technology tools and applications, in teaching English for seniors in the context of Remote Teaching and Learning. The present research is a qualitative investigation (YIN, 2011; ROBSON; MACCARTAN, 2016) in the field of Applied Linguistics (ALMEIDA FILHO, 1991, 2015) whose methodology is based on action research (BURNS, 1999, 2005, 2010; VIANA, 2007). As our specific objectives, we sought to understand how the specificities of elderly students and the research context influenced our methodological choices about the use of tools and applications, as well as to present and discuss the participants’ considerations on the use of those resources. For this purpose, we chose semi-structured questionnaires, teacher-researcher reflective diaries, class video and audio recordings, semi-structured interviews and interactions on WhatsApp as data collection instruments. Based on Kumaravadivelu’s pedagogical parameters (1994, 2001, 2006a, 2006b, 2012), we took into account common aspects of the natural process of human aging (SPIRDUSO, 2005; PAPALÉO NETTO; PONTE, 2005; PALACIOS, 2007; PAPALIA; FELDMAN, 2013), and the characteristics perceived in the construction of an emergency model of digitally-mediated remote teaching (HODGES et al., 2020; SALDANHA, 2020; GARCIA et al., 2020; VELOSO; WALESKO, 2020; SARAIVA et al., 2020), and proposed a theoretical reinterpretation of the Four in Balance monitor (KENNISNET, 2015; ALMEIDA; VALENTE, 2016) for the teaching of foreign languages. Through data analysis, we were able to identify elements of different natures that directly influenced the selection and evaluation of tools, applications and methodological actions by the teacher-researcher and the elderly students. We can highlight the human elements related to digital skills, gerontological knowledge, content/curriculum design and physical specificities, as well as technical elements related to infrastructure, classroom composition and the participants' conception of presence. We were also able to distinguish perspectives on such elements that pointed out to the perception of our practices as sensitive to the particularities of elderly students and the context, as well as to positive participants’ considerations on remote teaching and learning of English.
Keywords: Old Age; Teaching and Learning; Remote Teaching and Learning; ICT; English Language.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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