|
|
Aluno(a) |
Lúcia Mosqueira de Oliveira Vieira |
Titulo |
As representações culturais da condição da mulher no Brasil dentro da construção anafórica |
Orientador(a) |
|
Data |
10/05/2004 |
Resumo |
Esta pesquisa é direcionada para a produção de texto escrito argumentativo, tendo como objeto de estudo a construção anafórica pelo mecanismo da coesão lexical. Analisamos 20 textos de alunos candidatos ao PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior), pertencentes ao ensino médio. O objetivo da pesquisa é, no âmbito geral, situar a anáfora numa perspectiva cognitiva-discursiva. Especificamente, estabelecer a função argumentativa dentro da construção anafórica. Para atingirmos tal propósito, analisamos redações cujo tema versa sobre a mulher. O aluno deveria posicionar-se diante da seguinte questão: A situação da mulher brasileira é justa? Ou A situação da mulher brasileira é injusta? As análises dos dados apontaram para os seguintes resultados: o espírito de união entre homens e mulheres foi o valor mais cogitado entre os alunos como o pilar para se construir uma sociedade mais justa. A análise dos dados mostrou ainda o emprego freqüente do recurso metonímico pelos alunos, revelando ser um importante recurso de seleção de foco e, conseqüentemente, argumentativo. Finalmente, há que se considerar que a construção anafórica, especificamente a anáfora indireta por metonímia, é resultado de operações mentais, implementadas no interior de um sistema de conhecimentos de mundo partilhado pelos interlocutores. Isto implica dizer que, para sua interpretação é necessário estabelecer a ponte entre os universos lingüístico- cognitivo-discursivo, possibilitando ao interlocutor preencher os vazios textuais. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|