|
|
Aluno(a) |
Monique de Almeida Neves Rodrigues |
Titulo |
A Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, em cinco décadas de quadrinhos: valores sociais em conflito |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Marina Celia Mendonça |
Data |
20/10/2022 |
Resumo |
RESUMO
Esta tese tem como objetivo geral analisar as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, de autoria de Mauricio de Sousa, com o intuito de observar de que maneira elas respondem aos discursos socioeducativos presentes na sociedade. Diante do fato de que as revistas do cartunista são publicadas de maneira ininterrupta no Brasil desde o ano de 1970, e da constatação de que, até o ano de 2020, a sociedade brasileira passou por inúmeras mudanças sociais, econômicas e culturais, a presente pesquisa visa compreender quais forças – centrípetas e centrífugas – exercem influência sobre os valores sociais materializados na produção artística do cartunista ao longo desses cinquenta anos. Tomando os estudos discursivos de Bakhtin e o Círculo como base teórica para pensar essa questão, a tese aborda o discurso a partir de uma perspectiva ancorada no acontecimento da interação social, onde o signo ideológico, saturado de valores, reflete e refrata a realidade. Como conceitos e ideias centrais, aborda o signo ideológico, os gêneros do discurso, a compreensão ativo-responsiva, o ato ético e estético e as relações entre Vida e Arte. Por meio da Análise Dialógica do Discurso, realizada pelo cotejo entre textos, a tese recupera o contexto das publicações, fazendo emergir as relações entre o corpus e outros discursos com os quais dialogam. Como objetivos específicos, o trabalho propõe-se a 1) explorar de que modo se apresentam as mudanças observadas no corpus, e quais temáticas são privilegiadas nesse movimento de atualização das revistas, e 2) realizar um levantamento histórico acerca das relações entre as Histórias em Quadrinhos e a Literatura Infantil brasileiras. Para tanto, foi realizado um estudo acerca dos livros de literatura infantil, incluindo seu histórico e sua íntima relação com o ambiente escolar, bem como um levantamento acerca do surgimento e desenvolvimento das histórias quadrinhos no país. Ademais, um breve histórico sobre o cartunista e empresário Mauricio de Sousa foi traçado, localizando as revistas da Turma da Mônica no contexto dos estudos citados. A análise dialógica do corpus apontou para mudanças significativas em três principais eixos-temáticos: o papel do homem e da mulher na sociedade, a representação do corpo feminino como signo ideológico e as questões de representatividade e inclusão social. O cotejamento das revistas de diferentes épocas entre si e com outros discursos relevantes revelou que, conforme determinados valores sociais passam a ocupar lugar de destaque na sociedade em detrimento de outros, o corpus responde a essas mudanças por meio de três principais mecanismos: o total apagamento de algumas temáticas, a modificação sutil de outras, e a criação de novas personagens para materializar novos valores sociais.
Palavras – chave: análise dialógica do discurso; histórias em quadrinhos; Bakhtin e o Círculo; Mauricio de Sousa; Turma da Mônica.
ABSTRACT
This thesis aims to analyze Turma da Monica’s comic books, by Mauricio de Sousa, in order to observe the manner in which they respond to social and educational discourses present in society. Considering the fact that the comic books in question have been published continuously in Brazil since the year of 1970, added to the realization that Brazilian society has been through innumerous social, economic and political changes since then, this work aims to understand which forces – both centrifugal and centripetal – exert influence over the social values materialized into the artistical work of the cartoonist during those fifty years. Adopting discourse studies of Bakhtin and the Circle to ponder this question, this thesis approach discourse from a perspective that is anchored in social interaction, where the ideological sign, saturated with meaning, reflects and refracts reality. As central concepts and ideas, it discusses the ideological sign, the discourse genres, active-responsive comprehension, the ethical and esthetical act and the relation between Life and Art. Through Dialogical Discourse Analysis, operated by the collation between itinerances, the present work retrieves the context of the comic books publication, allowing the relations between the corpus and other discourses to emerge. The specific goals of this research are 1) to explore the exact manner in which the changes are observed in the corpus and to identify the main themes that are privileged in this movement of modernization of the comic books, and 2) to investigate how comics are related to children’s literature, including the influences this relation ould bring upon the corpus. In order to do so, a study about children’s literature was accomplished, comprising its history and intimate relationship with school, as well as a review of the beginnings and development of the comic books’ market in Brazil. Additionally, a brief history of the cartoonist and manager Mauricio de Sousa was traced in order to better understand where his characters fit in the context of the aforementioned studies. The dialogical analysis of the corpus pointed to changes in three main thematic-axis: the role of men and women in society, the representation of fat bodies as an ideological sign, and issues related to representativeness and social inclusion. The collation of the comic books published in different decades amongst themselves and with other relevant discourses has revealed that, as determined social values begin to occupy a prominent place in society in detriment of others, the corpus responds to them in three main ways: by completely banning some themes, by slightly modifying others, and by creating new characters to materialize new social values.
Key-words: Bakhtin and the Circle; comic books; discourse dialogical analysis; Mauricio de Sousa; Turma da Mônica. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|