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Aluno(a) |
Tamiris Destro Costa |
Titulo |
Rumo à cidadania global: integração da abordagem da pronúncia de inglês como língua estrangeira e CLIL no contexto de formação de professores |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Sandra Mari Kaneko Marques |
Data |
29/07/2022 |
Resumo |
RESUMO
O ensino da pronúncia em ILE (inglês como língua estrangeira) faz-se necessário por diversas
razões, dentre elas: pela relação da pronúncia ao desenvolvimento de outras habilidades
comunicativas (LANE; BROWN, 2010): compreensão oral (GILBERT, 1997) e a produção
escrita (REED; MICHAUD, 2008). Além disso, ao pensarmos no inglês como língua global
(CRYSTAL, 2003) é importante considerar a exposição dos alunos aos variados sotaques do
inglês (DETERDING, 2015), pois nesse contexto, o aprendiz terá oportunidades de desenvolver
a mútua inteligibilidade em suas interações (KANG, 2014). Assim, poderá evitar a política
imitacionista do falante nativo como ideal de aprendizagem (BARBOSA, 2007), para que possa
reconhecer a relevância de sua identidade cultural (HALL, 1999). Partindo dessa premissa, a
presente pesquisa centraliza-se na formação de professores, no âmbito dos cursos de inglês
como língua estrangeira (ILE), no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e no Programa
Língua Inglesa na UNESP (PLIU), o último uma parceria público-privada entre UNESP e
Santander, os quais, objetivam promover a residência docente para os profissionais do ensino
de LE (línguas estrangeiras) e a capacitação da comunidade universitária em LE (KANEKOMARQUES; GARCIA, 2019), dentre outras ações. Temos por objetivos observar como se dá
a abordagem de questões culturais inerentes ao ensino da pronúncia do inglês e inteligibilidade
nas aulas dos cursos, oferecidos pelos programas mencionados (IsF e PLIU), além de
contemplar de que maneira tais questões se relacionam com os princípios de Cultura e
Comunicação, presentes na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). A
partir dos dados obtidos, observamos, que os 4Cs (conteúdo, cognição, cultura e comunicação)
(COYLE, 2007) estão em consonância com as necessidades apontadas pelos participantes desta
investigação, assim sendo propomos, neste estudo a associação desses elementos do CLIL ao
ensino da pronúncia de ILE. Para tanto, baseamo-nos em concepções próprias da denominada
pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN, 1991), sendo de natureza aplicada, utilizando-nos
dos seguintes instrumentos e procedimentos: questionários semiestruturados aplicados no início
e ao final de uma oficina para professores do programa IsF/Santander da UNESP, observação
de aulas, diários reflexivos da pesquisadora sobre as aulas observadas, análise de materiais e
recursos didáticos para o ensino de aspectos fônicos e entrevistas com os professores. Os
resultados nos possibilitaram compor um panorama da abordagem da pronúncia em ILE por
esses professores, revelando, de modo geral, um movimento crítico-reflexivo, que parte de suas
experiências epistemológicas em direção às práticas de ensino teoricamente informadas.
Ademais, observamos que há ainda pouco conhecimento no que diz respeito ao CLIL, no
contexto investigado, entretanto, na opinião dos docentes, tal abordagem, mostrou-se relevante
para o trabalho de questões culturais e inteligibilidade no contexto de ensino e aprendizagem
da pronúncia de ILE.
Palavras–chave: Ensino de pronúncia do Inglês. Ensino e aprendizagem de Línguas
Estrangeiras. Formação de Professores. CLIL.
ABSTRACT
The approach of teaching and learning pronunciation is of paramount importance due to several
reasons: the fact that pronunciation is associated with the development of other communicative
skills (LANE; BROWN, 2010): oral comprehension (GILBERT, 1997), and written production
(REED; MICHAUD, 2008). Moreover, when thinking of English as a global language
(CRYSTAL, 2003) it is essential to consider the exposure of students to the various accents of
English (DETERDING, 2005). Thus, the learner will have opportunities to develop mutual
intelligibility in their interactions (KANG, 2014), to avoid the imitationist policy of the native
speaker as an ideal of learning (BARBOSA, 2007), so that they can recognize the relevance of
their cultural identity (HALL, 1999). Therefore, this research focuses on Teacher Education,
within the scope of English as a foreign language (EFL) courses, the Languages without
Borders Program (IsF) and the English Language Program at UNESP (PLIU), the latter a
public-private partnership between UNESP and Santander, which aims to promote the teaching
internship for professionals teaching foreign languages and the training of the university
community in foreign languages (KANEKO-MARQUES; GARCIA, 2019). Our research
objectives are to observe how cultural issues intrinsic to the teaching of English pronunciation
and intelligibility are approached in the mentioned programs (IsF and PLIU), in addition to
contemplating in what ways such issues are related to the principles of Culture and
Communication, presented in the CLIL (Content and Language Integrated Learning) approach.
From the data obtained in preliminary analyzes, we observed that the 4Cs (content, cognition,
culture and communication) of the CLIL approach (COYLE, 2007) are aligned with the needs
identified by the participants of this investigation. For this reason, we propose, in this study, the
association of these CLIL elements with the teaching of English pronunciation. Thus, our
research is based on conceptions of the so-called qualitative research (LARSEN-FREEMAN,
1991), being of an applied nature and using the following instruments and procedures: semistructured questionnaires, applied at the beginning and at the end of a course for teachers of the
program IsF/Santander from UNESP, class observation, reflexive journals of the researcher
about the observed classes, analysis of materials and teaching resources for teaching
pronunciation aspects besides interviews with teachers. Hence, the results allowed us to
compose an overview of the approach of English pronunciation by these teachers, revealing, in
general, a critical-reflexive movement, which starts from their epistemological experiences
toward theoretically informed teaching practices. In addition, we observed that there is still little
knowledge regarding CLIL, in the investigated context; however, according to the teachers,
such an approach proved to be relevant for the work of cultural issues and intelligibility in the
context of teaching and learning English pronunciation.
Keywords: Teaching pronunciation of English. Foreign Language Teaching and Learning.
Teacher Education. CLIL |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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