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Aluno(a) |
Luís Eduardo Santos Pereira |
Titulo |
Recriação dialógica: um estudo sobre a linguagem a partir de Macunaíma na Literatura e no Cinema |
Orientador(a) |
Renata Maria Facuri Coelho Marchezan |
Data |
31/05/2022 |
Resumo |
O interesse pela leitura de romances muitas vezes passa pela experiência estética com o
cinema. Considerando as demandas de formação de sentido nesse contexto entre literatura e
cinema, e a partir de uma noção de relação dialógica presente na teoria do Círculo de Bakhtin,
nossa tese propõe uma perspectiva sobre o fenômeno da adaptação como meio de pensar a
produção de sentido. Serão analisados o romance e o filme Macunaíma (1928/1969) por
representarem um diálogo entre dois enunciados de renovação estética notáveis na cultura,
basta observar a instabilidade que dificulta pensá-los pela perspectiva dos gêneros do
discurso. Esse conceito pensado a partir do Círculo de Bakhtin – não como efeito de
engessamento analítico, mas como elemento inerente à linguagem – é fundamental no estudo
da relação entre estética e os domínios da cultura se desdobrado no jogo com o enunciado.
Desse modo, pensar as condições de perspectiva da literatura, por meio do verbal, e do filme,
pela imagem em movimento, na formação do enunciado com os ecos dos gêneros que os
constituem possibilitará uma discussão que considerará aspectos caracterizadores desses
filtros de produção de sentido, como a metalinguagem, o riso e fatores ligados ao espaçotempo do enunciado que conectados a uma cultura colonizada ligam-se a um passado como
meio de recriação: uma memória de futuro. Algo que se expressa no devir dos enunciados na
cadeia discursiva e ganha ainda mais razão de ser a partir de uma obra seminal como
Macunaíma (1928) que, ao mesmo tempo, representa esse seminal e fecunda um futuro de
criação na cultura brasileira, tendo como uma dessas realizações o filme homônimo. Assim,
este estudo sobre a linguagem toma a teoria bakhtiniana pela recepção cultural como forma de
lidar com duas obras tão entranhadas na cultura brasileira. O que significa, no limite deste
trabalho, propor uma chave de análise que se constrói ao afirmar a importância de uma via de
mão dupla da produção de sentido a partir de cada forma de apreensão do mundo (filme e
romance) em interlocução.
Palavras-chave: Relações dialógicas; cultura; gêneros discursivos; enunciado; Macunaíma;
Cinema e Literatura
Abstract: The interest in reading novels often goes through the aesthetic experience with cinema.
Considering the demands for the formation of meaning in this context between literature and
cinema, and based on a notion of dialogical relationship present in Bakhtin's Circle theory,
our thesis proposes a perspective on the phenomenon of adaptation as a means of thinking
about the production of meaning. The novel and the film Macunaíma (1928/1969) will be
analyzed as they represent a dialogue between two statements of remarkable aesthetic renewal
in culture, it is enough to observe the instability that makes it difficult to think about them
from the perspective of discourse genres. This concept conceived from the Bakhtin Circle –
not as an effect of analytical plastering, but as an element inherent to language – is
fundamental in the study of the relationship between aesthetics and the domains of culture
unfolded in the game with the utterance. In this way, thinking about the perspective
conditions of literature, through the verbal, and the film, through the moving image, in the
formation of the utterance with the echoes of the genres that constitute them, will enable a
discussion that will consider characterizing aspects of these filters of production of meaning. ,
such as metalanguage, laughter and factors linked to the space-time of the utterance that
connected to a colonized culture are linked to a past as a means of recreation: a memory of the
future. Something that is expressed in the becoming of the utterances in the discursive chain
and gains even more reason to exist from a seminal work such as Macunaíma (1928) which, at
the same time, represents this seminal and fertilizes a future of creation in Brazilian culture,
having as one of these accomplishments is the eponymous film. Thus, this study on language
takes the Bakhtinian theory for cultural reception as a way of dealing with two works so
ingrained in Brazilian culture. Which means, within the limits of this work, to propose a key
of analysis that is constructed by affirming the importance of a two-way street in the
production of meaning from each form of apprehension of the world (film and novel) in
dialogue.
Keywords: Dialogic relations; culture; discursive genres; enunciated; Macunaíma; Cinema
and Literature |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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