UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Lívia Valili
Titulo A transitividade verbal em livros didáticos: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa
Orientador(a) Profª Drª Angélica Terezinha Carmo Rodrigues
Data 27/05/2022
Resumo O presente trabalho tem como finalidade investigar o tratamento concedido ao fenômeno da
transitividade e à descrição dos argumentos verbais por três coleções de livros didáticos
aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso no Ensino
Fundamental Anos Finais e, portanto, presentes no Guia do livro didático do PNLD 2020,
dentro das quais selecionamos como nosso córpus os materiais destinados ao 7º e 8º anos do
EF, anos em que se abrange na grade curricular o tema da transitividade. Ao verificarmos que
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece um ensino de gramática reflexivo e
articulado com as práticas linguísticas, procuramos aprofundar a discussão sobre a abordagem
adotada no ensino de gramática na educação básica, olhando de forma mais específica para a
abordagem da transitividade, tema continuamente previsto pelos currículos escolares dentro de
análise sintática. Além disso, partimos da visão da linguística funcionalista sobre transitividade
verbal e ensino para observamos contrastivamente com a abordagem das gramáticas
tradicionais (GT), normalmente adotadas pelos livros escolares. Desse modo, notamos como as
GT restringem a descrição do fenômeno transitivo ao critério sintático, definindo-o como
propriedade intrínseca ao verbo, com argumentos verbais caracterizados pela ausência (objeto
direto) ou presença de preposição (objeto indireto), enquanto a abordagem funcionalista
baseada na língua centrado no uso, conforme esclarece Furtado da Cunha (2015), propõe um
estudo da transitividade por intermédio de todos os aspectos que pautam a construção da língua.
A fim de observarmos como a BNCC é integrada nas coleções e qual a fundamentação teóricometodológica adotada para a ensino de gramática, tanto na teoria quanto na concretização desse
ensino na abordagem da transitividade, incluímos em nossa investigação o manual do professor
e os livros didáticos do aluno. Nossas análises, mostraram-nos que todas as coleções didáticas
incluíram em seus manuais: (i) os principais critérios avaliativos do PNLD 2020; (ii) a
concepção de linguagem como interação comunicativa em seu fundamento-teórico
metodológico; (ii) a adoção de uma abordagem de ensino produtiva com foco na língua em uso
e não em uma metalinguagem pura. Em contrapartida, os livros do aluno apresentaram: (i)
abordagem de ensino tradicional, tendo como centro a metalinguagem; (ii) análises linguísticas
descontextualizadas, com pouco aproveitamento dos gêneros textuais; (iii) fixação das análises
no aspecto sintático e desconsideração dos demais aspectos linguísticos. Diante do resultado
das análises, percebemos uma dissonância entre os manuais dos professores e os livros do aluno
visto que os critérios avaliativos do PLND que se baseiam na BNCC e visam um ensino
linguístico contextualizado são apontados nos manuais e não cumpridos nos livros que seguem
uma abordagem tradicional, logo aparentando-nos que os manuais são feitos para as coleções
serem aprovadas e não para modificar a forma de ensino, já que não há a mesma preocupação
no desenvolvimento dos livros dos alunos. Com o objetivo de contribuirmos para a construção
de um ensino de gramática mais produtivo, ao final desta pesquisa revisitamos os materiais
analisados e propomos um uso alternativo dos livros do aluno, o qual pode possibilitar um
estudo da transitividade de forma contextualizada com a finalidade de compreensão do
fenômeno no funcionamento da língua.
Palavras-chave: Transitividade. Livro didático. Ensino de gramática. Funcionalismo. Ensino
Fundamental II. Ensino Fundamental Anos Finais. História do livro didático. PNLD. BNCC.

Abstract: This work aims to investigate the treatment given to the phenomenon of transitivity and the
description of verbal arguments by three different collections of textbooks, approved by the
National Book and Didactic Material Program for use in Elementary School Final Years, and
present in the National Book and Didactic Material Program 2020 Textbook Guide, from where
we selected the materials intended for the 7th and 8th grades of elementary school, years in
which the subject of transitivity is covered in the curriculum. By verifying that the National
Common Curricular Base establishes a reflective grammar teaching articulated with linguistic
practices, we seek to deepen the discussion about the approach adopted in grammar teaching in
basic education, looking more specifically at the approach to transitivity, a theme continuously
foreseen by school curriculums within syntactic analysis. In addition, we started from the
functionalist linguistic perspective and its view on verbal transitivity and teaching to observe
in contrast with the approach of traditional grammars, usually adopted by textbooks. Thus, we
observed how the traditional grammars, restrict themselves to the syntactic criterion in the
description of transitivity defined as an intrinsic property of the verb, with verbal arguments
that are differentiated by the absence (direct object) or the presence of a preposition (indirect
object), while the functionalist linguistic approach aims at a study of language centered on use,
as clarified by Furtado da Cunha (2015), thus proposing a study of transitivity through all
aspects that guide the construction of language. In order to observe how the National Common
Curricular Base is integrated in the collections and what is the theoretical-methodological
foundation adopted for the teaching of grammar, both in theory and in the concretization of this
teaching in the approach to transitivity, we included in our investigation the teacher's manual
and the student textbooks. Our analyzes showed us that all didactic collections included in their
manuals: (i) the main evaluative criteria of the PNLD 2020; (ii) the conception of language as
communicative interaction in its methodological theoretical foundation; (ii) the adoption of a
productive teaching approach focused on the language in use and not on a pure metalanguage.
On the other hand, the student's books presented: (i) traditional teaching approach, centered on
metalanguage; (ii) decontextualized linguistic analysis, with little use of textual genres; (iii)
fixation of the analysis on the syntactic aspect and disregard of the other linguistic aspects.
Given the results of the analyses, we noticed a dissonance between the teacher's manuals and
the student's books, since the PLND's evaluation criteria, which are based on the BNCC and
aim at a contextualized linguistic teaching, are pointed out in the manuals and not met in the
books that follow a traditional approach, thus appearing to us that the manuals are made for the
collections to be approved and not to change the way of teaching, since there is not the same
concern in the development of the student's books. In order to contribute to the construction of
a more productive grammar teaching, at the end of this research we revisit the analyzed
materials and propose an alternative use of the student's textbooks, which can enable the study
of transitivity in a contextualized way with the purpose of understanding the phenomenon in
the functioning of language.
Keywords: Transitivity. Textbook. Grammar teaching. Functionalism. Elementary School II.
Final Years Elementary School. History of the textbook. PNLD. BNCC.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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