UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Tatiele Novais Silva
Titulo As vozes sociais em Downton Abbey: um olhar sobre as mobilizações espaço-temporais
Orientador(a) Profª Drª Luciane de Paula
Data 27/05/2022
Resumo Esta pesquisa se volta ao estudo do enunciado Downton Abbey e tem como objetivo
compreender a construção das vozes sociais que fazem parte da construção desse enunciado
estético. A fundamentação teórica do trabalho está calcada na filosofia da linguagem do Círculo
de Bakhtin, Medviédev, Volóchinov. As concepções de enunciado, cronotopo, ideologia,
sujeito e vozes sociais são o aporte teórico que embasa as reflexões e o estudo da construção
do discurso estético do corpus pesquisado. O trabalho ao investigar as vozes sociais e as
relações de alteridade presentes no discurso visa contribuir com os estudos da linguagem e com
as reflexões acerca da construção das vozes sociais e das hierarquias no ambiente de trabalho
doméstico apresentado no enunciado. O trabalho busca investigar como se dá a construção e o
embate de vozes sociais de diferentes grupos a partir das movimentações sociais, espaciais e
temporais dos sujeitos no seriado. Para tanto, os sujeitos analisados na obra são: Tom Branson
(o motorista); Charles Carson (o mordomo); Daisy Robinson (a ajudante da cozinheira); Sybil
Crawley (a filha mais nova); Robert Crawley (o conde de Grantham); e Mary Crawley (a filha
mais velha). Os sujeitos foram delimitados levando-se em consideração a posição social que
eles ocupam no seriado, a sua classe e as suas movimentações no espaço. Dessa forma, o recorte
possibilita a observação das peculiaridades em torno da construção das vozes sociais no
enunciado. Por meio da realização do estudo, pelo viés da dialogicidade da linguagem, é
possível refletir sobre as vozes e a sua construção no enunciado estético. O estudo desenvolvido
no presente trabalho evidencia a existência de uma voz de dominação que se sobrepõe
hierarquicamente sobre as outras vozes sociais tendo em vista a mobilização espaço-temporal
dos sujeitos e as relações entre os grupos sociais construídas na concretude do enunciado.
PALAVRAS-CHAVE: Círculo de Bakhtin. Vozes Sociais. Cronotopo. Sujeito. Ideologia

Abstract: This research focuses on the study of the utterance Downton Abbey and aims to reflect on the
construction of social voices that are part of the construction of this aesthetic utterance. The
theoretical foundation of the work is based on the language philosophy of the Circle of Bakhtin,
Medvedev, Volochinov. The concepts of utterance, ideology, subject and social voices are the
theoretical that supports the reflections and the study about the construction of the aesthetic
discourse of the researched corpus. The work by investigating social voices and alterity
relations present in the discourse aims to contribute to language studies and to reflections on
the construction of social voices and hierarchies in the domestic work environment presented
in the utterance. The work seeks to investigate how the construction of social voices from
different groups takes place from the social, spatial, and temporal movements of the subjects in
the series. The subjects analyzed in the work are Tom Branson (the chauffeur); Charles Carson
(the butler); Daisy Robinson (the cook's assistant); Sybil Crawley (the youngest daughter);
Robert Crawley (the earl of Grantham); and Mary Crawley (the eldest daughter). The subjects
were delimited considering the social position that they occupy in the series, their class, and
their movements in the space. In this way, the delimitation makes it possible to observe the
peculiarities surrounding the construction of social voices in the utterance. Through the
development of the study, by the dialogicity of language, it is possible to reflect on the voices
and their construction in the aesthetic utterance. The study developed in this work evidences
the existence of a voice of domination that hierarchically superimposes itself on the other social
voices in view of the space-time mobilization of the subjects and the relations between the
social groups built in the utterance.
Keywords: Bakhtin Circle. Social Voices. Chronotope. Subject. Ideology
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara