UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fernando de Barros Hyppolito
Titulo A Formação de Professores de cursos de Inglês para Fins Acadêmicos – Projeto Santander “Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e transversalidade”: um Estudo de Caso
Orientador(a) Profª Drª Sandra Mari Kaneko Marques
Data 26/05/2022
Resumo Este trabalho objetiva analisar o processo de formação teórico-pedagógica de tutores-bolsistas
em cursos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), assim como o desenvolvimento de
conhecimento teórico-específico deles. Faz-se necessária tal investigação, pois a comunicação
em língua inglesa está presente nas mais diversas áreas/contextos (GRADDOL, 1997). O
idioma é amplamente empregado no meio acadêmico, refletindo a necessidade da
internacionalização das instituições de educação superior (IES) (MOROSINI; USTÁRROZ,
2016). Assim, nosso contexto de estudo se insere no âmbito do Programa Santander - UNESP
(PLIU) (2017 - 2021), intitulado "Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e
transversalidade". Uma das ações do programa foi oferecer cursos online de IFA nos campi da
referida instituição onde não há cursos de Letras, com o intuito de suprir a demanda pela
aprendizagem dessa língua-alvo, como destaca Vian Jr. (2015), pois o estudioso salienta que a
maioria dos cursos de formação de professores em ensino de línguas para tais finalidades não
é realizada de maneira formal, na grade curricular. A fundamentação teórica deste trabalho
abarca os conceitos de Inglês para Fins Específicos (IFE) e Inglês para Fins Acadêmicos
(IFA), pautados em Hutchinson e Waters (1987); Jordan (1997); Alexander, Argent e Spencer
(2008); bem como a formação reflexiva de professores de línguas na atualidade e seus
conceitos, com base em Almeida Filho (2006), Bailey (2006) e Zeichner (2008). A
metodologia de investigação deste estudo está embasada em Lüdke e André (1996), Nunan
(1992) e André (1995). Foram realizadas análises sobre as estruturas curriculares dos cursos
de Letras da IES investigada, as perguntas para identificação do perfil dos participantes, as
gravações das reuniões pedagógicas e do curso de pronúncia de LI, o conteúdo da plataforma
Padlet e, também, as entrevistas com os tutores e coordenadores do programa, abordando
considerações dos mesmos sobre o ensino de IFA e a diferença para o Inglês Geral (IG), os
requisitos para ser professor nessa modalidade, incluindo a diferença entre preparar e dar aula
nesse tipo de contexto. Desse modo, observamos que o processo buscou atender demandas
que não costumam ser supridas nos cursos de Letras para a formação de professores,
fenômeno este que intitulamos “Formação Complementar Específica”, que visa desenvolver
seu “conhecimento teórico-específico”. Entendemos que este conhecimento abrange questões
teóricas e práticas docentes, como os elementos que compõem o planejamento das aulas, as
questões sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas, assim como o conhecimento
sobre contextos e necessidades específicas de aprendizes, por exemplo, os cursos de IFE e
IFA. Ademais, a investigação trouxe a perspectiva dos participantes, que relataram as suas
experiências e a aprendizagem ao participar do programa, a comunicação, a interação e as
reuniões pedagógicas entre eles, bem como uma avaliação geral do PLIU, apontando as
contribuições para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos, sejam eles
coordenadores ou professores.
Palavras–chave: Formação de Professores; Inglês para fins Acadêmicos; Inglês para fins
Acadêmicos; Internacionalização; PLIU.
ABSTRACT
This work aims to analyze the process of theoretical-pedagogical training of student-teachers
and teachers in English for Academic Purposes (EAP) courses, as well as the development of
their theoretical-specific knowledge. Such an investigation is necessary, since communication
in English is present in the most diverse areas / contexts (GRADDOL, 1997). The language is
widely used in the academic environment, reflecting the need for the internationalization of
higher education institutions (HEI) (MOROSINI; USTÁRROZ, 2016). Thus, our study
context is part of the Santander Project - UNESP (PLIU) (2017 - 2021), entitled “English
Language at UNESP: internationalization, teacher education and transversality”. One of the
actions of the program was to offer online EAP courses on the campuses of that institution
where there are no Language courses, in order to meet the demand for learning this target
language, as highlighted by Vian Jr. (2015), as the scholar points out that the majority of
teacher education courses in language teaching for such purposes is not carried out formally
in the curriculum. The theoretical basis of this work includes the concepts of English for
Specific Purposes (ESP) and English for Academic Purposes (EAP), based on Hutchinson and
Waters (1987); Jordan (1997); Alexander, Argent and Spencer (2008); as well as the
reflective language teacher education today and their concepts, based on Almeida Filho
(2006), Bailey (2006) and Zeichner (2008). The research methodology of this study is based
on Lüdke and André (1996), Nunan (1992) and André (1995). Analyzes were carried out on:
the curricular structures of the Language courses of the investigated HEI, the questions to
identify the participants' profile, the recordings of the pedagogical meetings and of the EL
pronunciation course, the content of the Padlet platform and, also, the interviews with the
tutors and program coordinators, addressing their considerations about teaching EAP and the
difference to General English (GE), the requirements to be a teacher in this modality,
including the difference between preparing and teaching in this type of context. Thus, we
observed that the process sought to meet demands that are not usually met in Language
courses for teacher training, a phenomenon that we call “Specific Complementary Training”,
which aims to develop their “specific-theoretical knowledge”. We understand that this
knowledge covers theoretical and practical teaching issues, such as the elements that make up
the planning of classes, questions about the process of teaching and learning languages, as
well as knowledge about contexts and specific needs of learners, for example, ESP and EAP
courses. In addition, the investigation brought the perspective of the participants, who
reported their experiences and learning when participating in the program, communication,
interaction and pedagogical meetings between them, as well as a general evaluation of PLIU,
pointing out the contributions to professional development of the teachers involved, whether
they are coordinators or professors.
Keywords: Teacher education; English for Academic Purposes; English for Specific
Purposes; Internationalization; PLIU.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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