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Aluno(a) |
Carolina Gomes Santana |
Titulo |
REPRESENTAÇÃO NO CINEMA DA LUTA FEMINISTA POR DIREITOS: análise bakhtiniana de Revolução em Dagenham, As Sufragistas e Mulheres Divinas. |
Orientador(a) |
Profª Drª Luciane de Paula |
Data |
24/05/2022 |
Resumo |
Sendo o objeto artístico uma representação dos valores do mundo apresentados a partir do lugar
axiológico do autor que os vivencia, temos na obra de arte o reflexo e a refração das ideologias
que constituem a sociedade e os sujeitos. No mundo contemporâneo, o cinema se tornou uma
indústria bilionária, que produz enunciados artísticos que representam as mais diversas vozes
sociais e ideologias: tanto a hegemonia, vinda da superestrutura, quanto a subversiva vinda da
base. Esta dissertação visa analisar como enunciados fílmicos de cunho feminista (mesmo que
menos populares por conta de seu caráter revolucionário) representam mulheres em uma jornada
de engajamento político, se tornando participantes ativas de lutas pelos direitos das mulheres, em
jornadas emancipatórias, e suas valorações dentro de seus respectivos mundos. As obras
escolhidas para o corpus são Revolução em Dagenham (2010), As Sufragistas (2015) e Mulheres
divinas (2017). A análise dialética-dialógica (PAULA; FIGUEIREDO, 2011) será embasada nos
estudos do Círculo de Bakhtin, principalmente nos conceitos de enunciado, dialogia, signo
ideológico, e forças centrípetas e centrífugas, e considerará os filmes como enunciados
verbivocovisuais (PAULA, 2017), em diálogo com outros enunciados e com o mundo. Os
estudos de Beauvoir (2019a e 2019b) e Saffioti (1987 e 2015) serão usados como fundamentação
para aspectos sobre feminismo, sendo enriquecidos por Davis (2016) e hooks (2020). A partir das
análises, obteve-se como resultado a compreensão mais aprofundada da urgência de apresentar na
mídia a mulher politicamente engajada com valoração positiva, assim como reforçar a
importância da participação de todos no movimento feminista, não somente mulheres, já que este
sistema discriminatório oprime mulheres e ainda traz consequências negativas para todos, além
de realçar que uma verdadeira mudança sistemática só é conquistada quando a maioria (se não
todos) os sujeitos se envolvem na busca por justiça e igualdade social.
Palavras chave: Bakhtin; dialogia; ideologia; voz social; feminismo; cinema.
Abstract: As the artistic object is a representation of the values of the world presented from the axiological
place of the author who experiences them, we have in the work of art the reflection and refraction
of the ideologies that constitute society and subjects. In the contemporary world, cinema has
become a billion dollar industry, which produces artistic statements that represent the most
diverse social voices and ideologies: both the hegemony, of the superstructure, and the subversive
of the base. This dissertation aims to analyze how feminist film (even if less popular due to their
revolutionary character) represent women in a journey to become politically engaged, active
participants in fights for women's rights, in their emancipatory journeys, and how they are valued
within their worlds. The pieces chosen for the corpus are Made in Dagenham (2010), Suffragette
(2015) and The Divine Order (2017). The dialectical-dialogical (PAULA; FIGUEIREDO, 2011)
analysis will be based on studies by the Bakhtin Circle, mainly on the concepts of utterance,
dialogy, ideological sign, and centripetal and centrifugal forces, and will consider the films as
verbivocovisual (PAULA, 2017) utterances, in dialogue with other utterances and with the world.
Studies by Beauvoir (2019a and 2019b) and Saffioti (1987 and 2015) will be used as a foundation
for aspects of feminism, being enriched by Davis (2016) and hooks (2020). From the analyses,
the result achieved was a deeper understanding of the urgency of presenting politically engaged
women in the media with positive valuation, as well as reinforcing the importance of the
participation of everyone in the feminist movement, not only women, since this discriminatory
system oppresses women and still has negative consequences for everyone, in addition to
highlighting that true systematic change is only achieved when most (if not all) subjects get
involved in the search for justice and social equality.
Key words: Bakhtin; dialogy; ideology; social voice; feminism; cinema. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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