UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Ana Carolina Siani Lopes
Titulo Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
Orientador(a) Profa. Luciane de Paula
Data 23/05/2022
Resumo O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise dialógica do discurso na
obra literária Harry Potter, com foco na materialização de relações de raça, gênero e classe
no mundo mágico apresentado pela narrativa. A partir do microcosmo axiológico da obra,
compreendemos que tais relações se encontram imbricadas e interseccionadas em um nó
“raça-gênero-classe”, constituindo índices das identidades e diferenças que alicerçam a
estrutura social do mundo mágico. O estudo se deu por meio dos pressupostos teóricometodológicos do pensamento do Círculo de Bakhtin e de sua concepção dialógica de
linguagem, bem como pelas considerações bakhtinianas acerca da relação entre vida e arte.
Deste modo, concebemos a obra Harry Potter como enunciado concreto em seu caráter ativo
e responsivo, elegendo o cotejo como gesto analítico para compreensão da constituição dos
sujeitos e/ou grupos dentro da narrativa, bem como os fios ideológicos da obra como um
todo. Os resultados demonstram que a materialização do nó “raça-gênero-classe” se dá por
um embate entre valores e visões de mundo (vozes sociais) encarnados pelas personagenssujeitos e seus conflitos ao longo da narrativa. Como unidade de sentido, a obra é constituída
por um jogo de forças, como reflexo e refração do terreno pluridiscursivo do qual nasce todo
enunciado artístico, balizado por um determinado enquadramento da alteridade e diferença,
evidenciado pela construção linguístico-discursiva da obra que refrange a relação do herói
(Harry) com seus outros do mundo mágico. A relevância do estudo reside em sua potencial
abordagem do papel social da arte e da literatura como formas de linguagem, bem como
permite um estudo discursivo do preconceito, a partir de uma investigação sobre o modo
como Harry Potter, fenômeno cultural mundial, revela embates sociais do mundo
contemporâneo.
Palavras-chave: Estudos bakhtinianos; Harry Potter; Gênero; Raça; Classe.

Abstract: The present work aimed to develop a dialogic analysis of discourse in the literary work Harry
Potter, focusing on the materialization of race, gender and class relations in the magical
world presented by the narrative. From the axiological microcosm of the work, we
understand that such relationships are intertwined and intersected in a “race-gender-class”
node, constituting indexes of identities and differences that underpin the social structure of
the magical world. The study took place through the theoretical-methodological assumptions
of the thought of the Bakhtin Circle’s and its dialogical conception of language, as well as
the bakhtinian considerations about the relationship between life and art. In this way, we
conceive the work Harry Potter as a concrete enunciation in its active and responsive
character, choosing the comparation as an analytical gesture to understand the constitution
of subjects and/or groups within the narrative, as well as the ideological threads of the work
as a whole. The results demonstrate that the materialization of the “race-gender-class” node
occurs through a clash between values and worldviews (social voices) embodied by the
characters-subjects and their conflicts throughout the narrative. As a unit of meaning, the
work is constituted by a relation of forces, as a reflection and refraction of the
pluridiscoursive terrain from which every artistic enunciation is born, marked by a certain
framework of alterity and difference, evidenced by the linguistic-discursive construction of
the work that reframe the hero's (Harry) relationship with his others wizards. The relevance
of the investigation lies in its potential approach to the social role of art and literature as
forms of language, as well as allowing a discursive study of prejudice, based on an
investigation into the way in which Harry Potter, a world cultural phenomenon, reveals
social clashes of the contemporary world.
Keywords: Bakhtinian studies; Harry Potter; Gender; Race; Class.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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