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Aluno(a) |
Ana Cláudia Ferreira da Silveira |
Titulo |
Retórica, prosódia e humor: uma abordagem integrativa na análise do sitcom Friends |
Orientador(a) |
Gladis Massini-Cagliari |
Data |
31/05/2022 |
Resumo |
RESUMO
A ação retórica (actio) – etapa em que o orador profere o discurso – designa o desempenho do orador e o modo como ele se apresenta perante o auditório. Nessa etapa, além do conteúdo discursivo, são fundamentais os elementos prosódicos, pois eles atribuem melodia e ritmo à fala. A expressão comunicativa oriunda desses elementos pode assumir determinadas funções e provocar distintas reações no auditório como, por exemplo, o riso. Desse modo, este trabalho tem como objetivo investigar a função da prosódia como possível gatilho à provocação do riso na etapa relativa à actio retórica. Para delinear esse objetivo, partimos da hipótese de que as modificações de caráter prosódico podem exorbitar a função de simples marcadores enunciativos para assumir o protagonismo no processo de estímulo do riso em determinadas ocorrências discursivas. A fim de observar esse fenômeno, selecionamos 37 trechos da série Friends (NBC, 1994-2004), em que o riso, por parte do auditório (presente durante a gravação da série), fez-se presente. A partir dessa seleção, buscamos observar, por meio de uma análise auditiva – dos correlatos perceptivo-auditivos da prosódia –, se os diálogos que precederam o riso apresentaram algum tipo de modificação prosódica. É necessário sublinhar que, com o intuito de restringir o máximo possível de variáveis (como os níveis sintático e vocabular) e estreitar os elementos observados, foram selecionados os enunciados idênticos, ou seja, aqueles que foram emitidos de forma repetida pelo mesmo personagem, mas que apresentaram modificação prosódica. Depois de definida a amostra, partimos para o empreendimento da análise acústica, com o auxílio do programa Praat. Por meio desse programa, analisamos os seguintes correlatos acústicos: frequência fundamental (F0), intensidade (dB) e duração (ms). Com vistas a experimentar nossa hipótese de pesquisa, submetemos nosso corpus a uma análise embasada pelos referenciais teóricos a seguir: Retórica: Aristóteles (2015), Cícero (2013), Quintiliano (2016) e Reboul (2004); Prosódia: Cagliari (1992; 2007), Massini-Cagliari (1992), Kent e Read (2015) e Scarpa (1999); e Humor: Alberti (1999); Attardo, Urios-Aparisi e Wagner (2013); Berger (2017), Bergson (2018), Possenti (2010), Quintiliano (2016) e Raskin (1985). Os dados levantados em nosso processo investigativo indicaram que os fenômenos prosódicos – entoação, volume, tessitura, acento frasal e pausa –, puderam atuar na modificação e na construção de sentidos tanto de ordem semântica quanto pragmática. Dessa maneira, a hipótese norteadora desta pesquisa foi confirmada, pois os resultados indicaram que a prosódia assumiu um papel fundamental na constituição de scripts contrastivos e de efeitos de humor relacionados à repetição, à ironia, ao exagero e à imitação, provocando, desse modo, o riso.
Palavras – chave: Retórica; Prosódia; Humor; Sitcom; Friends.
ABSTRACT
The rhetorical delivery (actio) – the phase in which the speaker utters the speech – designates the speaker's performance and how he presents himself to the audience. At this stage, in addition to the discursive content, the prosodic elements are fundamental, as they attribute melody and rhythm to speech. The communicative expression arising from these elements can assume certain functions and cause different reactions in the audience, such as laughter. Thus, this work aims to investigate the function of prosody as a possible trigger for the provocation of laughter in the phase related to rhetorical actio. To delineate this objective, we start from the hypothesis that prosodic nature modifications can exceed the function of simple enunciative markers to assume the leading role in the process of stimulating laughter in certain discursive occurrences. To observe this phenomenon, we selected 37 excerpts from the sitcom Friends (NBC, 1994- 2004) in which laughter, on the part of the audience (available during the recording of the sitcom), was present. From this selection, we sought to observe, through an auditory analysis - of the auditory-perceptual correlates of prosody - if the dialogues that preceded the laughter showed some type of prosodic modification. It is necessary to emphasize that - to restrict as many variables as possible (such as syntactic and vocabulary levels) and narrow the observed elements - identical utterances were selected, that is, those issued repeatedly by the same character but showed prosodic modification. We undertook acoustic analysis with the help of the Praat program, in which it was analyzed the following acoustic correlates: fundamental frequency (F0), intensity (dB), and duration (ms). In order to test our research hypothesis, we submitted our corpus to an analysis based on the following theoretical frameworks: Rhetoric: Aristóteles (2015), Cícero (2013), Quintiliano (2016), and Reboul (2004); Prosody: Cagliari (1992; 2007), Massini-Cagliari (1992) Kent and Read (2015) and Scarpa (1999); and Humor: Alberti (1999); Attardo, Urios-Aparisi and Wagner (2013); Berger (2017), Bergson (2018), Possenti (2010), Quintiliano (2016) and Raskin (1985). The data collected in our investigative process indicated that the prosodic phenomena, intonation, volume, range, and pause, could act in the modification and construction of both semantic and pragmatic meanings. Therefore, the central hypothesis of this research was confirmed since the results indicated that prosody assumed a fundamental role in the constitution of contrastive scripts and humor effects related to repetition, irony, exaggeration, and imitation, provoking, in this manner, laughter.
Keywords: Rhetoric; Prosody; Humor; Sitcom; Friends. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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