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Aluno(a) |
Yuri Araújo de Mello |
Titulo |
Política pendular de memória sobre a Ditadura Civil-Militar Brasileira: da produção pela Comissão Nacional da Verdade à recepção memorialística |
Orientador(a) |
Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin |
Data |
30/05/2022 |
Resumo |
De maneira contínua e incessante estudiosos têm direcionado nosso olhar para os
processos de fragmentação do homem no seio de uma sociedade frenética de informações,
construída fluidamente por incertezas e por limites porosos. Graças ao progresso técnico
e científico que tomou o século XX, a globalização econômica, social e cultural articulouse a aparatos de telecomunicações juntamente com o advento da informática. Esse novo
aspecto contextual provoca novas problemáticas aos estudos das ciências humanas, em
especial, à Linguística, com o surgimento de novas materialidades da linguagem. Nesse
sentido, a partir do campo teórico e metodológico dos Estudos Discursivos Foucaultianos,
o presente trabalho pretende lançar um olhar arqueogenealógico sobre as novas
materialidades que concretizam práticas de memória sobre a Ditadura Civil-Militar
Brasileira. Para tanto, tomamos como corpus de pesquisa as materialidades audiovisuais
produzidas pela Comissão Nacional da Verdade e veiculadas na plataforma do YouTube
(em seu canal chamado “Comissão Nacional da Verdade”), estabelecendo como eixo
temático da produção videológica a “Casa da Morte de Petrópolis-RJ”. Além da
produção, também tomamos como corpus a recepção dessas produções audiovisuais por
meio de comentários feitos por sujeitos que se localizam nesses espaços, que também
realizam práticas memorialísticas/ desmemorialísticas por meio da mobilização de outros
enunciados e discursos. Desse modo, este labor objetiva analisar o funcionamento de uma
política de memória sobre a Ditadura Civil-Militar a partir da relação que se estabelece
entre história, memória, sujeito e verdade no YouTube, em que constatamos que o
funcionamento da política de memória é pendulada por heterotopias do silêncio e por
uma bionecropolítica em práticas discursivas contemporâneas.
Palavras – chave: Estudos Discursivos Foucaultianos. Ditadura Civil-Militar Brasileira.
Comissão Nacional da Verdade. Memória. Sujeito e Verdade.
Abstract: In a continuous and incessant way researches have directed our point of view to the
fragmentation man process in a frantic information society, fluidly built by uncertainties
and porous limits. Due to scientific and technical development of the 20th century, the
economic, social and cultural globalization was articulated to telecommunication devices
when digital media came about. This new contextual aspect poses new problems to the
humanities, in particular when it comes to Linguistics since the emergence of new
materialities. Therefore, from the Foucaultdien Discourse Studies field, this paper aims
at observing new materialities perform memory practices about the Brazilian civil and
military dictatorship from the archeological-genealogical method. In doing so, to
compose the corpus of this paper we chose audiovisual materialities produced by National
Truth Commission, displayed on YouTube platform (in a channel called “National Truth
Comission”). We selected as thematic axis “The Petrópolis-RJ death house”. Besides
production, we chose to include the reception of audiovisual productions through the
comments made by subjects in that location, where they perform memory and nonmemory practices by means of enunciation and speech. All things considered, this thesis
aims at analyzing the functioning of the memory policy regarding the Brazilian civil and
military dictatorship by the relations of history, memory, subject and truth on YouTube,
in which we observe the functioning of memory politics is pendulous by heterotopias of
silence and by a bionecropolitics in contemporary discursive practices.
Keywords: Foucaultdien Discourse Studies. Brazilian civil and military dictatorship. National
Truth Commission. Memory. Subject and Truth. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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