|
|
Aluno(a) |
Eliana Dias |
Titulo |
O ensino do léxico: do livro didático às oficinas de vocabulário |
Orientador(a) |
|
Data |
26/03/2004 |
Resumo |
Este trabalho descreve e analisa alguns exercícios de vocabulário de livros didáticos com o objetivo de contribuir com uma proposta de ensino do vocabulário para os primeiros anos do ensino fundamental. A revisão teórica traz breves considerações sobre o livro didático, definições sobre léxico, vocabulário e dicionário; léxico ativo, passivo e ensino do léxico. Importante se faz destacar o estudo feito sobre as relações semânticas entre as palavras: antonímia, sinonímia, polissemia e homonímia, hiponímia e hiperonímia. Esse estudo proporcionou a compreensão do tema, além de abordar as visões de diferentes autores a respeito do assunto. O estudo baseou-se nos resultados de entrevistas com professores do ensino fundamental e na avaliação dos exercícios de vocabulários dos livros didáticos selecionados para a pesquisa e, por fim, nos resultados da observação realizada em sala de aula. A proposta deste trabalho para ampliação e ensino do vocabulário na escola básica pauta-se na vivência com novas palavras e envolvimento dos alunos em ações diretamente relacionadas às palavras novas a serem aprendidas. Acredita-se que a vivência de uso é muito relevante para a retenção de palavras no vocabulário ativo dos alunos. São recomendadas, portanto, oficinas de vocabulário, com atividades estratégicas interativas. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|