UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Nayara Cristina Silva Ribeiro
Titulo Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
Orientador(a) Marina Celia Mendonça
Data 25/05/2021
Resumo Resumo: Esta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise
Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em
Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas
brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A
pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como
a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de
sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base
teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus
comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto
acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises
os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que
compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a
compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos
gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito
autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo
acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e
subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos
(pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto
acadêmico-científico.
Palavras – chave: Subjetividade. Monografias de Final de Curso. Gêneros do Discurso.
Estudos Bakhtinianos.

Abstract: This research intends to analyze, with a theoretical and methodological based on the
Dialogical Discourse Analysis, how subjectivity appears in academic writing, specially in
monographs at the end of Language degree which belong to five brazilian public universities
– UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB and UFBA – in the period of 2016 and 2016. The research
realized the analysis of the sections “Abstract” and “Introduction”, with the purpose of
knowing how subjectivity is constituted in the utterances considering linguistics aspects and
building of sense in the author subject relation with the texts he produces. A theoretical and
methodological base was used in the Bakhtin and Circle writings, as well as his commentators
and authors who study the subjectivity issue in the scholar and scientific context. Also, was
used to contextualize the discussions and analysis, the universities instruction manuals about
monographs, which belong to the universities of our research corpus. The utterance analysis
made it possible the comprehension of how subjectivity is constituted in the scholar and
scientific writing from the genres Abstract and monograph which comes from the author
subject relations and answers to a vision about this kind of text inside the scholar and
scientific field. The research intends to contribute for the discussions about discourse genre
and subjectivity in the dialogical perspective and for the comprehension of how the subjects
(beginner researcher) are constituted from the relation with the scholar and scientific text.
Keywords: Subjectivity. End of Course Monographs. Discourse Genres. Bakhtinian studies.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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