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Aluno(a) |
Ana Carolina Siani Lopes |
Titulo |
Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso |
Orientador(a) |
Luciane de Paula |
Data |
30/07/2021 |
Resumo |
O trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dialógica do discurso na obra literária Harry Potter, com foco na materialização de relações de raça, gênero e classe no mundo mágico apresentado pelo romance. A partir do microcosmo axiológico da obra, temos como hipótese que estas relações se encontram imbricadas e interseccionadas em um nó “raça-gênero-classe” e funcionam como índices das identidades e diferenças que constituem a estrutura social do mundo mágico, a partir de preconceitos e discriminações e distinções valorativas de prestígio ou exclusão. Nosso estudo se dá por meio dos pressupostos teórico-metodológicos do pensamento do Círculo de Bakhtin, por sua concepção dialógica de linguagem e considerações filosóficas acerca da relação entre ética e estética. Deste modo, encaramos a obra literária Harry Potter como enunciado concreto em seu caráter ativo e responsivo, e elegemos o cotejo como gesto analítico para compreender a constituição dos sujeitos e/ou grupos dentro da narrativa, e os fios ideológicos da obra como um todo. Nossas reflexões até o momento nos dão conta de que a materialização do nó “raça-gênero-classe” se dá por um embate entre valores e visões de mundo (vozes sociais) encarnados pelas personagens-sujeitos e seus conflitos ao longo da narrativa. Como unidade de sentido, a obra é constituída por um jogo de forças, como reflexo e refração do terreno pluridiscursivo do qual nasce todo enunciado artístico, balizado por um determinado enquadramento da alteridade e diferença (um outro que é racializado, geneirificado e estratificado em classes). |
Tipo |
Qualificação-Doutorado |
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