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Aluno(a) |
Luis Eduardo Santos Pereira |
Titulo |
RECRIAÇÃO DIALÓGICA:: o caso de Macunaíma na literatura e no cinema |
Orientador(a) |
Renata Maria Facuri Coelho Marchezan |
Data |
05/07/2021 |
Resumo |
Casos culturalmente classificados de adaptação são recorrentes na atualidade, sobretudo darnliteratura ao audiovisual. O interesse pela leitura de romances muitas vezes passa pelarniniciação da experiência estética com o audiovisual. Séries e filmes são critérios de escolha derntítulos a serem expostos nas vitrines de livrarias. Considerando as demandas de formação dernsentido presentes nesse caminho constitutivo, nossa tese propõe uma discussão sobre casos dernrecriação dialógica a partir de dois objetos de estudo que apresentam um diálogo explícitornentre dois enunciados notáveis por sua relação com a cultura e a renovação estética:rnMacunaíma romance (1928) /filme (1969). Considerando a natureza dialógica da linguagem erna importância da cultura na relação com as artes este trabalho fundamenta-se na teoriarndesenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Conceitos como gêneros do discurso, bivocalidade,rnenunciado e outros decorrentes das relações dialógicas amparam a discussão que se ampliarnpara o domínio da metalinguagem e da noção de mímesis, tal como pensada por Luiz CostarnLima que reflete sobre a condição de enunciabilidade do conceito - quando a palavra érndestronada do contexto mítico-religioso para as praças. Noção que condensa um jogo entrernsemelhança e produção da diferença na criação dos signos. Não menos importante a umrnestudo sobre a cultura tem-se um elemento indispensável para se pensá-la de modo maisrnintegral unificando as duas obras e produzindo suas diferenças: o riso. Como fator dernrevelação, o riso funciona, neste estudo, como uma tomada de ângulos, do alto ao baixo, sobrernuma noção discursiva da cultura entendida a partir das reflexões Ernst Cassirer, como ornsimbólico que faz a mediação entre o sujeito e o mundo. Desse modo, este trabalho objetivarnpensar formas analíticas e interpretativas de diálogos entre sistemas de signos dernmaterialidade distinta por meio da relação entre cultura e estética a partir de alguns conceitosrndo Círculo de Bakhtin em diálogo com noções ligadas à metalinguagem e ao conceito dernmímesis. Mais especificamente, propõe-se a pensar como as relações dialógicas entrernMacunaíma (1928) e o filme homônimo de 1969 recriam-se no tempo em meio aos jogos dernalteridade constituintes da cultura brasileira. Portanto, esta tese propõe destacar a naturezarndesses diálogos na formação de sentido propondo a ideia de recriação dialógica. |
Tipo |
Qualificação-Doutorado |
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