UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Michel Ferreira dos Reis
Titulo A emergência de um classicista digital: uma perspectiva linguística sobre a atividade de trabalho
Orientador(a) Profª Drª Anise de Abreu Gonçalves D\\\' Orange Ferreira
Data 26/04/2021
Resumo Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar o trabalho do classicista digital, caracterizando-o
como um gênero profissional em emergência a partir de seu agir, dos recursos e
instrumentos apropriados em suas atividades. Desse modo, foram realizadas interações
verbais, mais especificamente duas entrevistas e uma instrução ao sósia (CLOT, 2006),
com uma professora e pesquisadora em uma universidade alemã pertencente ao quadro
docente da graduação e pós-graduação em Humanidades Digitais. Em relação ao quadro
teórico-metodológico, a pesquisa se insere no Interacionismo Sociodiscursivo
(BRONCKART, 2006, 2008, 2012) que se pauta na construção linguageira para a
compreensão de agir e das representações sobre si. Além disso, os estudos na área das
Ciências do Trabalho contribuem para a temática investigativa, com destaque para a
Clínica da Atividade, na qual é proposta a concepção de atividade coletiva como gênero
profissional (CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), ou seja, um sistema de regras não
ditas que permeiam a relação entre sujeito e objeto. Para a coleta de dados, as entrevistas
foram direcionadas por questões gerais sobre a atividade da participante, já a instrução ao
sósia (CLOT, 2006) se valeu mais estritamente das atividades em ação. Posteriormente,
os textos foram transcritos e anotados no software Partitur, utilizando o esquema de
níveis procedimentais de análise textual (BRONCKART, 2006, 2008, 2012;
BRONCKART, MACHADO, 2009; BULEA, 2010). Nos textos produzidos, a
professora-pesquisadora mobiliza uma série de elementos linguísticos que permitem a
caracterização de seu trabalho tanto como uma atividade docente que exige a preparação
dos estudantes, quanto às problemáticas advindas da digitalização de uma herança
cultural greco-romana que, até então, se mantinha na materialidade, quanto como um agir
pesquisador que se mantém desde sua formação inicial por ser classicista, embora na
atualidade os recursos computacionais estejam presentes nas suas ações. Ademais, seu
trabalho se configura como um ambiente que envolve agentes diversos, dentre eles, os
estudantes, os colaboradores, os cientistas da computação e os classicistas, fenômeno que
leva a um conflito, às vezes, em relação à compreensão do agir, porém, também se mostra
uma oportunidade para o aprendizado. A partir dos dados, infere-se que o gênero
profissional do classicista digital se instaura quando o sujeito se apropria das tecnologias
computacionais e digitais para o estudo da antiguidade clássica, bem como no ensino dos
aspectos filológicos aos campos das Ciências da Computação.
Palavras-chave: Atividade de trabalho. Classicista digital. Gênero profissional.
Interacionismo Sociodiscursivo. Humanidades Digitais.

Abstract: This thesis aims to analyze the work of the digital classicist, characterizing him as a
professional genre in emergence from a point of view of his actions and the appropriation
of resources and instruments in his activities. Thus, verbal interactions were carried out,
more specifically two interviews and an instruction to the double (CLOT, 2006) with a
teacher and researcher at a German university that belongs to the teaching staff of the
undergraduate and graduate courses in Digital Humanities. Concerning the theoreticalmethodological
framework, the research is inserted in the Sociodiscursive Interactionism
(BRONCKART, 2006, 2008, 2012) which is based on the language construction for the
understanding of acting and the representations about himself/herself. In addition, studies
in the Sciences of Work contribute to the investigative theme, with emphasis on the Clinic
of Activity, in which the concept of collective activity is proposed as a professional genre
(CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), that means it’s a system of unspoken rules that
permeate the relationship between subjects and objects. For data collection, the interviews
were directed by general questions about the participant's activity, while the instruction
to the double (CLOT, 2006) made more strict use of the activities in action. Subsequently,
the texts were transcribed and annotated in the Partitur software, using the scheme of
procedural levels of textual analysis (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; BRONCKART,
MACHADO, 2009; BULEA, 2010). In the texts produced, the researcher-teacher
mobilizes a series of linguistic elements that allow the characterization of her work both
as a teaching activity that requires the preparation of students and the problems arising
from the digitalization of a Greco-Roman cultural heritage that, until then, it remained in
materiality, as well as, as a researcher act that has been maintained since its initial
formation for being classicist, although at present the computational resources are present
in its actions. Furthermore, his work is configured as an environment that involves diverse
agents, among students, collaborators, computer scientists, and classicists, a phenomenon
that leads to a conflict, sometimes, to the understanding of acting, however, it also shows
a learning opportunity. From the data, it appears that the professional genre of the digital
classicist is established when it appropriates computational and digital technologies for
the study of classical antiquity, as well as in the teaching of philological aspects to the
fields of Computer Sciences.
Key-words: Work activity. Digital Classicist. Professional genre. Sociodiscursive
Interactionism. Digital Humanities.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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