UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Felipe Augusto Nobrega
Titulo REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (FRANCÊS): FOCO NA IMERSÃO, INTERATIVIDADE E NO ENVOLVIMENTO EM SALA DE AULA
Orientador(a) Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Data 26/05/2020
Resumo Resumo: A Realidade Virtual (RV) vem ganhando importância nos últimos anos, especialmente no entretenimento. No campo educacional, ela vem sendo utilizada com frequência na área computacional, médica e de simulação militar. No entanto, no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas, esse recurso ainda não é totalmente explorado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da RV para o desenvolvimento linguístico de alunos de francês como língua estrangeira (LE). A pesquisa se ancora teoricamente em estudos que versam sobre o Ensino de LE em contexto contemporâneo (ALMEIDA FILHO, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2015; LARSEN-FREEMAN E ANDERSON 2011; KUMARAVADIVELU, 2003); o desenvolvimento de habilidades linguísticas integradas (OXFORD, 2001; HINKEL, 2006; ARAÚJO, 2016); as tecnologias digitais da informação e comunicação e Multiletramentos (PAIVA, 2015, 2019; LÉVY, 1999; ROJO, 2012; SANTAELLA, 2013, 2014; MORAN, 2015; VALENTE, 2014) e em estudos sobre a Realidade Virtual (TORI 2010; SHERMAN, 2003; KIRNER E TORI 2006; MORIE 1994, 2006, 2007, 2014, NAIMARK (2016), BURDEA; COIFFET, 2003). Partindo de tais perspectivas teóricas, o uso da RV foi investigado em um contexto do Centro de Estudos de Línguas de uma escola pública brasileira localizada no Estado de São Paulo, em duas salas de francês. Trata-se de uma pesquisa-ação, pois o pesquisador atuou em conjunto à professora de sala para realização das atividades. Como resultado, o estudo demonstra que a RV pode promover engajamento e despertar o interesse dos aprendizes em relação à língua-alvo, bem como permitir aos alunos experienciar outras realidades por meio do caráter imersivo desse recurso. Ademais, a RV é capaz de estimular a aprendizagem ativa, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades linguísticas de forma integrada. Foi igualmente verificado que os elementos fundamentais da RV (imersão, interatividade e envolvimento) podem ser considerados como potencialidades didáticas para o ensino de LE. Palavras-chave: Realidade Virtual; Ensino de Línguas Estrangeiras; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Google Cardboard; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Francês como Língua Estrangeira.

Abstract: Virtual reality (VR) is becoming increasingly important in recent years, especially in entertainment. In the educational field, it is being frequently used in the computational, medical and military simulation areas. However, in the language teaching and learning domain this resource is not yet fully explored. Thus, this work aims to analyze the contributions of VR to the linguistic development of French as foreign language students. This research is theoretically grounded in studies about the Teaching of Foreign Languages in the contemporary context (ALMEIDA FILHO, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2015; LARSEN-FREEMAN E ANDERSON 2011; KUMARAVADIVELU, 2003); the development of integrated linguistic skills (OXFORD, 2001; HINKEL, 2006; ARAÚJO, 2016); Digital Information and Communication Technologies and Multiliteracies (PAIVA, 2015, 2019; LÉVY, 1999; ROJO, 2012; SANTAELLA, 2013, 2014; MORAN, 2015; VALENTE, 2014) and studies on Virtual Reality (TORI 2010; SHERMAN, 2003; KIRNER E TORI 2006; MORIE 1994, 2006, 2007, 2014, NAIMARK (2016), BURDEA; COIFFET, 2003). With these theoretical perspectives, the use of VR was investigated in the context of the Language Studies Center from a Brazilian public school located in São Paulo State, in two French classes. This is an action research study, since the researcher also acted together with the class teacher in order to perform the activities. As a result, this study demonstrates that VR can promote engagement and arouse the learners’ interest related to the target language, allowing the students the experiencing of other realities through the immersive characteristic of this resource. Furthermore, VR is capable of stimulating the active learning, besides promoting the integrated development of linguistic skills. It was also verified that the VR fundamental elements (immersion, interactivity and involvement) can be considered as educational potentialities to the teaching of foreign language.
Keywords: Virtual Reality; Foreign Language Teaching; Active teaching-learning methodologies; Google Cardboard; Digital Information and Communication Technologies; French as Foreign Language.
Tipo Defesa-Mestrado
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