|
|
Aluno(a) |
Maria Regina Momesso de Oliveira |
Titulo |
Discursos, representações e gestos de leitura: a formação do leitor entre o impresso e o digital |
Orientador(a) |
|
Data |
10/03/2004 |
Resumo |
A leitura do game Perninha e o pé de feijão (CD-ROM), comparada à do livro impresso João e o pé de feijão, é o objeto de análise desta tese. Participaram da pesquisa in loco professoras e alunos (entre 6 e 10 anos, pré III e 1a série) de três escolas particulares (Bauru-SP). As aulas de leitura suporte eletrônico e impresso - foram gravadas em vídeo, fazendo parte do corpus do trabalho. O objetivo geral é verificar como se dá o processo de leitura do texto eletrônico em comparação com o livro impresso e quais são os efeitos de sentido que se destacam nessas práticas de leitura. Fundamentam o trabalho: as formulações da Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux); a teoria dialógica de Bakhtin; a história e as práticas de leitura estudadas por Chartier e a dimensão filosófica das tecnologias da inteligência nas reflexões de Lévy.Os sujeitos-leitores observados, diante do suporte eletrônico, deparam-se com um conjunto complexo de intertextualidades e interdiscursividades e sentem mais entusiasmo com a leitura digital. Este CD-ROM fragmenta as referências de sentido dos contos tradicionais, valorizando a competição do mundo capitalista e seus vencedores. Assim, a literatura infantil é esfacelada, a fantasia e o maravilhoso se diluem, ficando o sucesso do jogador, com as devidas conseqüências no processo da formação do leitor. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|