UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Maria Regina Momesso de Oliveira
Titulo Discursos, representações e gestos de leitura: a formação do leitor entre o impresso e o digital
Orientador(a)
Data 10/03/2004
Resumo A leitura do game Perninha e o pé de feijão (CD-ROM), comparada à do livro impresso João e o pé de feijão, é o objeto de análise desta tese. Participaram da pesquisa “in loco” professoras e alunos (entre 6 e 10 anos, pré III e 1a série) de três escolas particulares (Bauru-SP). As aulas de leitura – suporte eletrônico e impresso - foram gravadas em vídeo, fazendo parte do corpus do trabalho. O objetivo geral é verificar como se dá o processo de leitura do texto eletrônico em comparação com o livro impresso e quais são os efeitos de sentido que se destacam nessas práticas de leitura. Fundamentam o trabalho: as formulações da Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux); a teoria dialógica de Bakhtin; a história e as práticas de leitura estudadas por Chartier e a dimensão filosófica das tecnologias da inteligência nas reflexões de Lévy.Os sujeitos-leitores observados, diante do suporte eletrônico, deparam-se com um conjunto complexo de intertextualidades e interdiscursividades e sentem mais entusiasmo com a leitura digital. Este CD-ROM fragmenta as referências de sentido dos contos tradicionais, valorizando a “competição do mundo capitalista” e seus “vencedores“. Assim, a literatura infantil é esfacelada, a fantasia e o maravilhoso se diluem, ficando o sucesso do jogador, com as devidas conseqüências no processo da formação do leitor.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara