UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fernanda Martins Moreira
Titulo O papel da interação no processo de aquisição/aprendizagem de segunda língua: um estudo de caso em uma escola de idiomas
Orientador(a) Alessandra Del Re
Data 19/02/2021
Resumo RESUMO
Estima-se que ¼ da população mundial tenha algum conhecimento da língua inglesa, o que a torna uma língua global utilizada tanto nas relações pessoais econômicas quanto na divulgação do conhecimento científico (RAJAGOLAPAN, 2005). Diante desse cenário, há uma demanda cada vez maior para se aprender inglês. No Brasil, além do grande número de escolas de idiomas, há um número crescente de escolas bilíngues com o objetivo de ensinar inglês para crianças cada vez menores. Essa pesquisa emerge, nesse contexto, da necessidade de compreender os processos de aquisição/aprendizagem de uma criança que desde os 15 meses de idade faz aulas particulares de inglês em uma escola de idiomas. O caso estudado tem características distintas dos contextos das escolas bilíngues e das escolas de idiomas, entre elas, pelo fato de a interação entre criança e professora e entre criança e funcionários da escola ocorrer sempre em inglês, de ser apenas uma criança na sala de aula e de haver uma proposta de interação mais próxima da criança, com atividades lúdicas etc. A partir da perspectiva dialógicodiscursiva (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1995, DEL RÉ et al, 2014 a e b) e, ainda, considerando os gêneros do discurso em diálogo com a noção de formatos e atenção conjunta (BRUNER, 1975, 1985, 2007; RATNER e BRUNER, 1978) e a multimodalidade (CAVALCANTE e FARIA, 2015; CAVALCANTE, 2019), observamos e discutimos os elementos presentes na interação e na constituição desse sujeito, cujos pais são monolíngues, falantes do português brasileiro (PB). Para fins desta pesquisa e tendo em vista nossos objetivos, foram analisados os dados da criança entre 2;10 anos e 3;7 anos. A transcrição dos dados foi feita a partir das normas CHAT do programa CLAN, fornecido gratuitamente pela base de dados CHILDES (MACWINNEY, 2000). Os resultados mostram elementos presentes nessa interação que servem de apoio para que o processo de aquisição/aprendizagem da segunda língua aconteça. Os gêneros e os formatos alicerçam a entrada na L2 com uma interação muito próxima daquela da esfera familiar, com afetividade, proximidade entre a criança e a professora, liberdade de escolha etc. Além disso, os elementos multimodais ancoram essa interação possibilitando que a criança se posicione no discurso por meio deles desde o início, e que a professora se apoie neles para interagir na L2, fazendo ajustamentos nas suas intervenções, a fim de manter a atenção conjunta e de fazer a aula acontecer. Por fim, refletimos sobre a necessidade de uma (re)definição dos papéis das escolas bilíngues e das escolas de idiomas, visto que seus limites não se apresentam de maneira tão estanque como as teorias propõem.
Palavras-chave: Interação. Aquisição/aprendizagem. Gênero. Formatos. Multimodalidade.

ABSTRACT
It is estimated that ¼ of the world population has some knowledge English, which makes it a global language used both in personal economic relations and in the dissemination of scientific knowledge (RAJAGOLAPAN, 2005). Given this scenario, there is an increasing demand to learn English. In Brazil, besides the large number of language schools, there is a growing number of bilingual schools aiming at teaching English to very young children. This research emerges, in this context, from the need to understand the acquisition/learning processes of a child who takes private English classes in a language school since she was 15 months old. The case studied has distinct characteristics from the contexts of bilingual schools and language schools, such as the fact that the interaction between child-teacher and child-school staff always occurs in English, there is only one child in the classroom and there is a proposal of interaction closer to the child, with playful activities etc. From the dialogical-discursive perspective (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1995, DEL RÉ et al, 2014) and also considering the genres of discourse in dialogue with the notion of formats and joint attention (BRUNER, 1975, 1985, 2007; RATNER e BRUNER, 1978) and multimodality (CAVALCANTE e FARIA 2015, CAVALCANTE, 2019), we observe and discuss the elements present in the interaction and in the constitution of this subject, whose parents are monolingual, speakers of Brazilian Portuguese. For the purposes of this research and in view of our objectives, the data of the child between 2;10 years old and 3;7 years old were analysed. The transcription of the data was made from the CHAT standards of the CLAN program, provided free of charge by the CHILDES database (MACWINNEY, 2000). The results show elements present in this interaction that serve to support the second language acquisition/learning process. The genres and formats support the entry into L2 with an interaction very close to the one found in the family sphere, with affection, proximity between the child and the teacher, freedom of choice, etc. Moreover, multimodal elements anchor this interaction allowing the child to position herself in the discourse through them from the beginning, and the teacher to rely on them to interact in L2, making adjustments in her interventions in order to maintain joint attention and make the class happen. Finally, we reflect on the need for a (re)definition of the roles of bilingual schools and language schools, since their limits are not as watertight as the theories propose.
Keywords: Interaction. Aquisition/learning. Genre. Formats. Multimodality.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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