UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Isadora de Paula Eduardo Cucolicchio
Titulo Aquisição do inglês por uma criança em uma escola bilíngue: contexto e formas de alteridade
Orientador(a) Alessandra Del Re
Data 19/02/2021
Resumo Considerando-se a escassez de trabalhos na área de Aquisição de L2,
sobretudo no Brasil, realizados de forma sistemática e que acompanham o
percurso linguageiro da mesma criança, em um ambiente escolar bilíngue, este
trabalho pretende contribuir com essas pesquisas, ao realizar um estudo de caso
ao observar uma criança (A.), entre 1;5 a 5;5 anos, brasileira, falante de
português e francês em ambiente familiar, e que frequenta uma escola bilíngue
português-inglês do interior paulista. O objetivo é observar a relação da criança
com o inglês por meio das respostas que ela produz nesse ambiente escolar,
durante a interação com professores e colegas. Partindo de uma abordagem
dialógico-discursiva (Bakhtin 1997, 2006; Del Ré et al, 2014 a e b), em diálogo
com os trabalhos de Vygotsky (1985) e Bruner (2003, 2004), acreditamos que,
independentemente da maneira como a criança responde às perguntas
formuladas em inglês pelas professoras ou pela observadora, por meio de pistas
discursivas multimodais (enunciados vocalizados, gestos, olhares etc.,
Cavalcante, 1994) ela participa da comunicação, se colocando enquanto sujeito
ativo no discurso. A pesquisa faz parte de um projeto mais amplo sobre
“Bilinguismo/multilinguismo em contexto familiar e escolar: diferentes
panoramas” e os dados que compõem o corpus envolvem filmagens periódicas
coletadas em ambiente escolar, de cunho naturalístico, transcritas a partir do
CHAT (CLAN), disponível na plataforma CHILDES (MacWhinney, 2000),
adaptadas para o português (Hilário et al, 2011), e que fazem parte do banco de
dados do grupo NALíngua (Del Ré et al, 2016). Os resultados revelam que A. é
um sujeito ativo nas situações comunicativas e que, desde muito cedo, a criança
participa dos contextos em que são produzidos apenas enunciados em inglês.
Mostram ainda que a maior parte da produção de enunciados por parte da
criança está ancorada em situações em que se observa o formato lúdicodidático, i.e., momentos de brincadeiras, rodas de conversa, discussões etc, e
que, embora alternando entre produções em inglês ou em português, e uma
linguagem multimodal – gestos, matriz gesto-fala e vocal, a criança estabelece
uma relação com a outra língua (inglês), participando e se constituindo como
sujeito no processo comunicativo.
Palavras – chave: Bilinguismo escolar; Criança; Aquisição de L2; Dialogismo;
Multimodalidade; Formatos.

Abstract: Giving the circumstances that, especially in Brazil, the research in L2 Acquisition
field is scarce, particularly when it comes to systematic studies that accompany
the language path of the same child in a bilingual environment; the present work
intends to contribute in such studies through observing a child (A.) between 1;5
and 5;5 years old, Brazilian, Portuguese and French speaker in a familiar ground,
who goes to a bilingual (Portuguese-English) school in São Paulo State. The
objective of this work is to observe the child’s relationship towards English
through her responses in the scholar area, while she interacts with friends and
teachers. Moreover, leading by a dialogical-discursive approach (Bakhtin 1997,
2006; Del Ré et al, 2014 a and b) together with Vygotsky’s (1985) and Brunner’s
work (2003, 2004), we hold the belief that independent of the chosen path to
answer the questions in English, she is part of the communicative domain, she is
an active subject in the speech; due to discursive multimodal clues (vocalized
statements, gestures, looks and more, Cavalcante, 1994). This research is part
of a wider project on “Bilingualism/ Multilingualism in a scholar and familiar
context: different panoramas”. Therefore, the data which compose the corpus
involve periodic filming collected in a scholar environment, this took place as a
naturalistic manner and such filming was transcript using CHAT (CLAN),
available on the platform CHILDES (MacWhinney, 2000), adapted to Portuguese
(Hilário et al, 2011), and they are part of NALíngua group’s data bank (Del Ré et
al, 2016). The results reveal that A. is an active subject in communicative
situations and that, early on, this child enrolls in English only contexts.
Furthermore, the results also show that most of her production is aligned to
situations proved playful-didactical format, i.e., playing moments, talks,
discussions, etc. Still, the study demonstrates that, even though she alternates
between Portuguese and English speech production, and a multilingualism
language – gestures, gesture-speech matrix, vocal – the child establishes a
relationship with the other language (English), joining and incorporating herself
as a subject in the communicative process.
Key-words: Scholar bilingualism; child; L2 Acquisition; Dialogism; Multimodally;
Formats
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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