|
|
Aluno(a) |
Daiane Pereira Fernandes da Silva |
Titulo |
A imagem do "bom texto" em discursos sobre a redação em exames vestibulares: uma análise dialógica do discurso |
Orientador(a) |
Marina Celia Mendonça |
Data |
28/05/2020 |
Resumo |
Resumo: Embasado teórico-metodologicamente nos escritos de Bakhtin e seu Círculo, esta pesquisa investiga o que se configura como a imagem – representação – de um “bom texto” em exames vestibulares, utilizando como corpus as provas comentadas de redação e grade de correção (2015, 2016, e 2017), respectivamente, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em um segundo momento, a pattir da metodologia do cotejo (BAKHTIN, 2000, foi analisado se as imagens (quanto à produção de um texto de qualidade) apresentadas nesses comentários e grade de correção aparecem no ambiente on-line e de que forma; para essa etapa da pesquisa, foram analisadas videoaulas de cursinho direcionadas à preparação para essas provas, presentes no YouTube (Stoodi, Me Salva e Oficina Resolve). A pesquisa investigou duas esferas de atividade: avaliativa, da qual tomam-se como objeto de estudo as provas comentadas e a grade de correção das referidas instituições, e didático-pedagógico, cujo objeto de análise foi um grupo de videoaulas, no ambiente on-line. Resultados mostram que, alguns aspectos textuais e linguísticos apontados nos comentários e na grade de correção condicionam o “olhar” do avaliador para a escrita desenvolvida no exame vestibular. Tais como: proposta temática, leitura dos textos-fonte, adequação à norma culta da língua, gênero do discurso, autoria e progressão temática, constituindo, assim, parâmetros recorrentes de avaliação nas instituições analisadas. Nas videoaulas, esses aspectos são atualizados, à medida e entendimento das professoras, dando novos temas e efeitos de sentido para a produção de um texto com qualidade. As análises, ainda, revelam que os discursos dessas esferas ecoam, ressignificando, os documentos oficiais e buscando desenvolver práticas de leitura e escrita mais efetivas no ensino/aprendizagem de texto. Este trabalho utiliza, para as análises qualitativas e interpretativas, os conceitos bakhtinianos de diálogo, enunciado concreto, gênero do discurso, esfera de atividade, ideologia e tema e significação para a compreensão responsiva ativa dos discursos depreendidos no corpus.
Palavras-chave: Produção de texto. Prova de redação. Diálogo. Comissões avaliadoras. Videoaulas.
Abstract: Theoretically and methodologically based on the writings of Bakhtin and his Circle, this research investigates what is configured as the image - representation - of a “good text” in entrance exams, using the commented tests of writing and correction grid as the corpus (2015, 2016, and 2017), respectively, of the State University of Campinas (UNICAMP), the State University of Londrina (UEL) and the Federal University of Paraná (UFPR). In a second step, from the collation methodology (BAKHTIN, 2000), it was analyzed whether the images (regarding the production of a quality text) presented in these comments and correction grid appear in the on-line environment and in what way; for this stage of the research, video classes from schools aimed at preparing for these tests, present on YouTube (Stoodi, Me Salva and Oficina Resolve) were analyzed. The research investigated two spheres of activity: evaluative, of which the commented tests and the correction grid of the referred institutions are taken as object of study, and didactic-pedagogical, whose object of analysis was a group of video classes, in the on-line environment. Results show that, some linguistic and textual aspects pointed out in the comments and in the correction grid, condition the evaluator's “look” for the writing developed in the entrance exam, such as: thematic proposal, reading of the source texts, suitability for the cultured rules of language, discourse genre, authorship and thematic progression, thus constituting recurrent parameters of evaluation in the analyzed institutions. In the video classes, these aspects are updated, at the standard and understanding of the teachers, giving new themes and meaning effects for the production of a quality text. The analyzes also reveal that the discourses of these spheres echo, reframing, the official documents and seeking to develop more effective reading and writing practices in the teaching / learning of text. This work uses, for the qualitative and interpretative analysis, the Bakhtinian concepts of dialogue, concrete statement, discourse genre, sphere of activity, ideology and theme and meaning for the active responsive understanding of the discourses learned in the corpus.
Keywords: Text production. Essay test. Dialogue. Evaluation commissions. Video classes. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|