|
|
Aluno(a) |
Adriana Sertori Sandrin |
Titulo |
O papel da anáfora na construção dos textos latinos |
Orientador(a) |
|
Data |
01/12/2005 |
Resumo |
Este trabalho visa estudar os procedimentos anafóricos dentro do texto latino, em especial, nas fábulas de Fedro, por serem elas consideradas um gênero didático. Escolheu-se como tema O papel da Anáfora na construção dos textos latinos, porque um estudo como o dos anafóricos latinos, ao mesmo tempo em que é a ocasião para que se reveja, à luz de princípios modernos, a descrição dos nomes desse idioma antigo, será a oportunidade para que já se tenha em vista aquele que, sem com ela confundir-se, é, em última instância, o papel mais importante de toda a reflexão sobre a linguagem: a produção dos discursos. E foi, a partir do desenvolvimento do Projeto Da fala à língua: estudos do enunciado latino, que se sentiu a necessidade de estudar mais a fundo a anáfora. Para a composição do Corpus, foram selecionadas algumas fábulas, com o intuito de levantar os procedimentos anafóricos responsáveis pela coesão textual. Também foi escolhido um texto de Cícero, com a intenção de verificar se a anáfora dava-se de forma semelhante nas fábulas e em Cícero. Ao constituir o Corpus, foi necessário discorrer sobre alguns conceitos a cerca da coesão textual, já que a anáfora é parte dela. Posteriormente, com bases nesses conceitos, foram classificados os procedimentos anafóricos levantados nas fábulas de Fedro e no texto de Cícero em: pronomes anafóricos, pronomes com função anafórica, elementos responsáveis em estabelecer a anáfora e elipses. A partir desse levantamento, foi feita uma análise do comportamento, não só da anáfora, como também da dêixis, chegando à conclusão de que, embora os textos de Fedro e de Cícero sejam distintos, os procedimentos anafóricos encontrados nos dois são muito semelhantes e que, muitas vezes, os dêiticos ocupam-se da função anafórica.
Palavras-chave: Língua latina. Fábula. Anáfora. Dêixis. Elementos responsáveis em estabelecer a anáfora. Elipse. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|