UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Isadora Maria Romano Pacifico
Titulo A MÍDIA COMO DISPOSITIVO DE PODER: OS IMPEACHMENTS NO BRASIL EM DISCURSO
Orientador(a) Maria do Rosario de Fátima Valencise Gregolin
Data 24/04/2020
Resumo Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os discursos que circularam na mídia digital sobre os
impeachments dos presidentes brasileiros Fernando Collor de Melo, em 1992, e da
presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Com base na Análise do Discurso, tendo como eixo
o método arqueogenealógico de Michel Foucault, propomo-nos analisar os discursos da
mídia corporativa e da mídia alternativa, mais especificamente, a Mídia Ninja, na rede
social Facebook, partindo do princípio que o dispositivo midiático é uma rede que permite
a relação de elementos e práticas discursivas que discorrem sobre os temas que circulam
socialmente. Nessa perspectiva, o discurso é fundante: as coisas não preexistem às
palavras, são, antes, os discursos que produzem as coisas, as verdades de um certo
momento histórico. Que tipo de verdades os discursos produzem, historicamente?
Perguntas como essa pululam na urgência dessa pesquisa. No que respeita ao corpus,
interessa-nos compreender, teórica e epistemologicamente, o modo como a mídia -
instância de produção e circulação de discursos -, refere-se ao campo político, em tempos
de sociedade do espetáculo. Analisaremos a memória histórica que se mantém – renovada
– nos discursos midiáticos sobre os impeachments, acontecimentos políticos do final do
século XX e início do século XXI. Será fundamental para nossa pesquisa considerar
alguns questionamentos para entender como a mídia discursiviza os impeachments: como
é noticiado o impeachment de Collor? Há sentidos silenciados ou apagados, quando do
impeachment de Dilma Rousseff, em 2016? Consideramos pertinente olhar para a mídia
como um dispositivo, conceito foucaultiano que envolve um conjunto heterogêneo de
relações que se conectam historicamente entre linhas de estratificação e linhas de
atualização, que engloba discursos variados, enunciados científicos, instituições,
organizações arquitetônicas, entre outros. Como resultado, podemos dizer que as mídias
fazem circular sentidos distintos acerca dos impeachments, posto que a mídia corporativa
silencia em seu discurso sentidos que a Mídia Ninja destaca, e, assim, marca um
posicionamento político de resistência, como por exemplo, os sentidos de golpe sobre o
governo Dilma Rousseff encontrados na mídia alternativa e discursivizados como um
legítimo processo de impeachment, na mídia corporativa. Em relação ao impeachment de
Fernando Collor, a mídia corporativa validou o processo político, construindo discursos
que esse dispositivo quer fazer parecer verdadeiros, em cada momento histórico.
Observamos, portanto, formações discursivas divergentes sobre o acontecimento
discursivo impeachment, na mídia corporativa e na mídia alternativa.
Palavras-chave: Discurso; Mídia; Dispositivo; Impeachment.

Abstract: The aim of this research is to analyze the discourses of the digital media about the
impeachment of brazilian presidents Fernando Collor de Melo, in 1992, and of president
Dilma Rousseff, in 2016. Based on Discourse Analysis and on Michel Foucault's
archeology, we propose to analyze the discourses of the corporate media and the
alternative media, more specifically, Mídia Ninja, on the social network Facebook,
assuming that the media device is a network that allows the relationship of elements and
discursive practices that discuss the themes that circulate socially. In this perspective, the
discourse is fundamental: things don’t exist before words, they are, rather, the discourses
that produce things, the truths of a certain historical moment. What kind of truths do
discourses historically produce? Questions like this are rife with the urgency of this
research. With regard to the corpus, we are interested in understanding, theoretically and
epistemologically, how the media - instance of discourse production and circulation -,
refers to the political field, in times of spectacle society; we will analyze the historical
memory that remains - renewed - in the media discourses about the impeachments,
political events of the late 20th and early 21st centuries. It will be fundamental for our
research to consider some questions to understand how the media discursive
impeachments: how is Collor's impeachment reported? Are there senses silenced or
erased when Dilma Rousseff was impeached in 2016? We consider it pertinent to look at
the media as a device, a Foucaultian concept that involves a heterogeneous set of
relationships that are historically connected between stratification lines and updating
lines, which encompasses varied discourses, scientific statements, institutions,
architectural organizations, among others. As a result, we can say that in the media
circulate different meanings about impeachments, the corporate media silences in its
discourse meanings which the Ninja Media highlights, denounces and, thus, marks a
political position of resistance, such as, for example, the meanings coup over the Dilma
Rousseff government found in the alternative media and discursivized as a legitimate
impeachment process in the corporate media. Regarding the impeachment of Fernando
Collor, the corporate media validated the political process, constructing discourses that
this device wants to make appear true, in each historical moment. Therefore, we observe
divergent discursive formations about the impeachment discursive event, in the corporate
media and in the alternative media.
Keywords: Discourse; Media; Dispositive; Impeachment
Tipo Defesa-Mestrado
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