|
|
Aluno(a) |
Cintia do Nascimento Severino |
Titulo |
IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: um estudo discursivo sobre o lugar da língua em contexto de internacionalização |
Orientador(a) |
Nildicéia Aparecida Rocha |
Data |
25/05/2020 |
Resumo |
Resumo: A língua portuguesa ocupa lugar de destaque no atual contexto de globalização, internacionalização e transnacionalização das línguas e países. A grande procura pelo seu aprendizado coloca em evidência, por sua vez, a emergência de uma especialidade no país, bem como a necessidade de formação de profissionais capacitados para atuar na área de Português Língua Estrangeira (doravante PLE). A partir da problemática apresentada, objetivamos dar visibilidade às ações desenvolvidas em PLE no contexto de uma universidade pública multicampi, bem como, destacar a importância do registro documental das práticas realizadas. Mais especificamente, buscamos estudar o processo de implantação, desenvolvimento e consolidação da área em três campi em que há o curso de Letras; analisar os documentos que registram tais ações; e perscrutar como a língua portuguesa está sendo ressignificada – como resgate de indícios de “memória discursiva” (PÊCHEUX, 1999) que têm anunciado gestos e/ou sentidos de efeitos possíveis de políticas linguísticas. Para cumprir esses objetivos, instauramo-nos no entre-lugar de diálogo entre a Linguística Aplicada, os Estudos Discursivos (pecheutianos) e questões relativas à Política Linguística. Ao utilizar o paradigma qualitativo de base interpretativista, adotamos a análise de documentos como principal instrumento de investigação. Por meio da análise do corpus e das discussões realizadas, foi possível perceber que a língua portuguesa deixa de ser concebida apenas como materna e passa a ser percebida de muitas outras maneiras, tendo em vista o contexto específico de cada um dos três campi analisados e o modo como se deu a implantação, o desenvolvimento e a consolidação dessas ações nesses contextos. O ensino, a aprendizagem e a formação em PLE torna-se uma iniciativa de internacionalização da universidade frente à necessidade de atender a demanda de alunos estrangeiros advindos de convênios e/ou parcerias institucionais e entre países. Tal processo impulsiona a ampliação das ações na área (em diálogo com o ensino, a pesquisa e a extensão), bem como a criação de uma Política de Idiomas institucional, sinalizando, pois, gestos de consolidação e de política linguística no modo de ressignificar a língua portuguesa como “língua de internacionalização”, materializada na textualidade dos documentos analisados como memória discursiva.
Palavras – chave: Português Língua Estrangeira. Ensino de línguas. Formação de professores. Memória discursiva. Políticas linguísticas.
Abstract: The Portuguese language has a significant place in the current context of globalization, internationalization and transnationalization of languages and countries. The increasing demand of language teaching shows by itself that a specialty is growing in the country, as well as a need of professional training to work on the area of Portuguese as a foreign language (from now on, PLE [Português Língua Estrangeira]). Taking this issue into account, we aim at giving visibility to the actions taking place around PLE in the context of a multicampus state university, as well as highlighting the importance of a written record of the activities carried out. Specifically, we aim to study the process of implementation, development and consolidation of the area in three campuses which offer the Language, Linguistics and Literature course; analyzing the documentation of those actions; and examining how the Portuguese language is being resignified, as a retrieval of the evidence of “discursive memory” (PÊCHEUX, 1999), which have announced actions or a sense of possible effects of linguistic policies. To reach these goals, we position ourselves inside the dialogue among Applied Linguistics, Discoursive Studies (Pechêux) and issues regarding linguistic policy. By means of an analysis of the corpus and of the discussions carried out up to the present time, it was possible to perceive that the Portuguese language is not conceived barely as a mother tongue, but perceived in many other ways, considering the specific context of each of the three campuses studied and the way how these actions were implemented, developed and consolidated within these contexts. Teaching, learning and training on PLE becomes an internationalization initiative as a response to the need to cover the demand of foreign students arising from institutional agreements or associations among countries. This process fosters the widening of the actions within the area (considering the teaching, research and outreach programs), as well as the creation of an institutional Language Policy. Hence, this shows an action of consolidation and linguistic policy resignifying the Portuguese language as an “internationalization language”, as materialized in the documents analyzed as discursive memory.
Key words: Portuguese Foreign Language. Language teaching. Teacher education. Discursive memory. Linguistic policies. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|