UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Lívia dos Santos Marques
Titulo DIÁLOGOS ENTRE O EU E O OUTRO: Aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
Orientador(a) Profa. Dra. CIBELE CECILIO DE FARIA ROZENFELD
Data 13/04/2020
Resumo RESUMO
A cultura estrangeira já foi apresentada em sala de aula de LE por meio de diversas
abordagens e conceitos. Desde a década de 80, contudo, o Ensino Intercultural (EI) tem
levado professores de LE a enxergar a cultura como parte inseparável do processo de
aprendizagem de língua. A cultura, por sua vez, pode ser ensinada a partir de um conceito
heterogêneo e dinâmico, como um conjunto de perspectivas, produtos e práticas (MORAN,
2001). Para tanto, é necessário encontrar materiais que abordem aspectos linguísticos e
culturais da língua-alvo de maneira autêntica em sala de aula, como os seriados televisivos.
Por isso, considera-se que a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter pode ser utilizada para o
EI, com o fim de desenvolver a competência comunicativa intercultural (CCI). Assim, a
presente pesquisa tem como objetivo geral verificar quais aspectos da CCI podem ser
desenvolvidos com alunos iniciantes a partir do trabalho com a minissérie Unsere Mütter
Unsere Väter. Como objetivos específicos, pretende-se preparar um minicurso a partir da
minissérie e verificar quais atitudes, conhecimentos e habilidades da CCI foram
desenvolvidos. Quanto à CCI, é uma competência necessária para que o aluno de LE se torne
um falante intercultural (BYRAM, 1997, 2008, 2011). Tal falante seria capaz de compreender
diferenças culturais e mediar situações de conflito decorrentes destas, a partir de uma posição
entre culturas próprias e estrangeiras (HOUSE, 2007; LIDDICOAT, 2011, 2015). A CCI é
composta por atitudes de abertura e curiosidade à cultura estrangeira, por conhecimentos
sobre ela, pela habilidade de interpretá-la e relacioná-la com a própria, pela habilidade de
descobrir sobre e interagir com ela e por uma consciência crítica cultural, a qual pode levar à
cidadania intercultural (BYRAM, 1997, 2008). Partindo de tais pressupostos teóricos, foi
realizado um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória. Para coleta de dados, foi
aplicado um minicurso de 12 horas, durante o qual foi exibida e discutida a minissérie Unsere
Mütter Unsere Väter com alunos iniciantes de alemão no contexto universitário. Os
instrumentos para coleta de dados foram dois questionários, uma entrevista, diário reflexivo
do pesquisador e anotações de uma observadora. Por meio da análise e triangulação dos
dados, percebeu-se que os alunos demonstraram indícios de desenvolvimento da CCI como: a
abertura para novas perspectivas sobre eventos já conhecidos, revisão de estereótipos e
generalizações, descentralização, aprendizagem de conhecimentos sobre Alemanha e Brasil,
habilidade de interpretar e relacionar as histórias de ambos países, habilidade de discutir e
mediar diferentes pontos de vista das culturas alemãs e, enfim, a reflexão crítica sobre os
valores implícitos em eventos das culturas alemãs e brasileiras e sobre o papel dos alunos
como cidadãos interculturais. Os dados revelam que é possível utilizar a minissérie para
desenvolvimento da CCI, desde que sejam estabelecidos objetivos claros para o
desenvolvimento da competência.
Palavras – chave: Ensino de alemão como LE. Competência comunicativa intercultural.
Minissérie Unsere Mütter Unsere Väter.

ABSTRACT
Foreign culture has already been presented in the FL classroom through different approaches
and concepts. Since the 80s, however, Intercultural Education (EI) has led FL teachers to see
culture as an inseparable part of the language learning process. Culture, in turn, can be taught
according to a heterogeneous and dynamic concept, as a set of perspectives, products and
practices (MORAN, 2001). Therefore, it is necessary to find materials that address linguistic
and cultural aspects of the target language in an authentic manner in the classroom, such as
television series. Therefore, it is considered that the mini-series Unsere Mütter Unsere Väter
can be used for EI, in order to develop the intercultural communicative competence (ICC).
Thus, the present research has as general objective to verify which aspects of the ICC can be
developed with beginner students through working with the miniseries Unsere Mütter Unsere
Väter. As specific objectives, it is intended to prepare a mini-course from the mini-series and
to verify what attitudes, knowledge and skills of the ICC were developed. As for the ICC, it is
a necessary skill for the FL student to become an intercultural speaker (BYRAM, 1997, 2008,
2011). Such a speaker would be able to understand cultural differences and mediate situations
of conflict caused by them, from a position between own and foreign cultures (HOUSE, 2007;
LIDDICOAT, 2011, 2015). ICC is composed of attitudes of openness and curiosity to foreign
culture, knowledge of it, the ability to interpret and relate it to one’s own culture, the ability to
discover and interact with it and a critical cultural awareness, which can lead to intercultural
citizenship (BYRAM, 1997, 2008). Based on such theoretical assumptions, a qualitative and
exploratory case study was carried out. For data collection, a 12-hour mini-course was
applied, during which the miniseries Unsere Mütter Unsere Väter was exhibited and
discussed with beginner german students in the university. The instruments for data collection
were two questionnaires, an interview, a researcher's reflective diary and an observer's notes.
Through the analysis and triangulation of the data, we noticed that the students showed signs
of development of the ICC such as: the opening to new perspectives on already known events,
review of stereotypes and generalizations, decentralization, learning knowledge about
Germany and Brazil, skill to interpret and relate the stories of both countries, the ability to
discuss and mediate different points of view of German cultures and, finally, critical
reflection on the implicit values in events of German and Brazilian cultures and on the role of
students as intercultural citizens. The data reveals that it is possible to use the miniseries for
the development of the ICC, as long as clear objectives for the development of competence
are established.
Keywords: German intercultural education. Intercultural communicative competence.
Mini-series Unsere Mütter Unsere Väter.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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