|
|
Aluno(a) |
Luiza Bedê Barbosa |
Titulo |
Arte e política: carnavalização na imprensa de resistência dos anos de chumbo |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Marina Celia Mendonça |
Data |
27/05/2019 |
Resumo |
Entre os anos de 1954 a 1990, em diversos países da América Latina foram instaurados regimes ditatoriais de cunho militar, em que o controle da liberdade de expressão era um dos alvos principais para a manutenção do estado totalitário. Algumas das práticas e táticas implantadas para combater os posicionamentos contrários aos regimes eram o exílio e a censura. No entanto, contrariando as medidas impostas pelos militares, muitos resistiram e se dedicaram à divulgação das atrocidades cometidas pelos estados autoritários. Assim, propõe-se, nesta pesquisa, a análise de enunciados visuais e verbovisuais encontrados na imprensa de resistência que circularam no Brasil no período da ditadura militar (1964-1985) e em jornais produzidos por brasileiros exilados no Chile com o intuito de compreender a elaboração da resistência por meio da carnavalização. O corpus da pesquisa é composto pelos periódicos alternativos Pif-paf (1964-1965) e Ex-(1973-1975), pelos jornais clandestinos Venceremos (1971) e Venceremos (1970) e pelo jornal Frente brasileño de informaciones (1968-1973) publicado por exilados brasileiros no Chile. A base teórica para esta pesquisa é a dos estudos do Círculo de Bakhtin (especialmente de Mikhail Bakhtin, Pável Medviédev e Valentin Volochínov). A compreensão do enunciado concreto, que se constrói para uma reação de resposta, como materialização dos valores ideológicos dos participantes da comunicação, será de grande importância no desenvolvimento desta pesquisa. No corpus analisado, os enunciados respondem e resistem, por meio da carnavalização, a um discurso autoritário. Destacamos os gêneros fotomontagem e charge como relevantes para refletirmos sobre o uso da carnavalização para a produção da resistência nos periódicos. Percebemos que o modo como eles são constituídos varia de acordo com o meio de circulação desses textos. As estratégias realizadas para exercer a resistência são distintas nos periódicos porque elas são elaboradas por diferentes esferas, que possuem articulações específicas de criação ideológica. Assim, há uma predominância da esfera política nos periódicos clandestinos e no produzido no exílio. Já na imprensa alternativa, há uma proeminência da esfera da arte. Essas especificidades nos apontaram para a reflexão sobre esferas de atividades e o modo como os enunciados analisados as refratam, ora modulando a forma como certos gêneros são construídos, ora impossibilitando a presença deles em determinados periódicos.
Palavras-chave: Círculo de Bakhtin; Enunciado concreto; Carnavalização; Esferas de atividade, Ditadura Militar Brasileira.
Abstract
Between 1954 and 1990, dictatorial military regimes were established in several Latin American countries, when the governance of the freedom of expression was one of the main targets for the maintenance of the totalitarian state. Some of the practices and tactics implemented to silence those opposing the regimes were exile and censorship. However, contrary to the measures imposed by the military, many resisted and dedicated themselves to spreading the word of the atrocities committed by the authoritarian states. In this research, we propose the analysis of visual and verbal-visual enunciations found in the resistance press that circulated in Brazil during the military dictatorship period (1964-1985) and in newspapers produced by exiled Brazilians in Chile with the target of understanding the elaboration of resistance by means of carnavalization. The corpus of the research is composed of the alternative periodicals Pif-paf (1964-1965) and Ex-(1973-1975), the clandestine newspapers Venceremos (1971) and Avante (1970) and by the newspaper Frente brasileño de informaciones (1968-1973) published by exiled Brazilians in Chile. The theoretical basis for this research is that of the studies of the Bakhtin Circle (especially Mikhail Bakhtin, Pavel Medvedev and Valentin Volochinov). The understanding of the concrete enunciation, which is built for a reaction of response, as a materialization of the ideological values of the communication participants, will be of great importance in the development of this research. In the analyzed corpus, the enunciations respond and resist, through the carnavalization, to an authoritarian discourse. We emphasize the photomontage and editorial cartoon genres as relevant to reflect on the use of carnavalization for the production of resistance in periodicals. We perceive that the way in which they are constituted varies according to the means of circulation of these texts. The strategies used to exert resistance are distinct in these periodicals because they are elaborated by different spheres, which have specific articulations of ideological creation. Thus, there is a predominance of the political sphere in the clandestine periodicals and the one produced in exile. The alternative press there is, already, a prominence of the sphere of the art.These specificities have pointed us to the reflection on spheres of activities and the way the analyzed enunciations refract them, by modulating the way certain genera are constructed or by making them impossible to be present in certain periodicals.
Keywords: Bakhtin Circle; Concrete enunciation; Carnavalization; Spheres of activity; Brazilian Military Dictatorship. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|