UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Rosangela Pereira de Souza
Titulo Ensino de Português Língua Estrangeira pelo viés literário: revisitando as representações do feminino
Orientador(a) Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha
Data 21/05/2019
Resumo Em razão da crescente demanda do ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), parece ser necessária a contínua formação de professores na área. Ao longo de nossa trajetória no ensino de PLE, observamos que muitos aprendentes apreciam literatura, porém desconhecem a literatura brasileira. Sabemos que por meio da literatura de um país podemos compreender especificidades da cultura, tais como costumes, crenças, pensamentos e tradições, os quais se encontram muitas vezes presentes no texto literário e podem resultar no entendimento de muitas situações, que para o estrangeiro são inquietantes. O objetivo deste trabalho é despertar a atenção do aluno de PLE para a herança patriarcal, presente na literatura brasileira, por meio do romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, cuja análise se dá focalizando algumas falas das personagens centrais femininas e está pautada no conceito de representações sociais, de Serge Moscovici. Temos por público alvo alunos de PLE, do nível avançado ou avançado superior, e por isso apresentamos, de acordo com o Celpe-Bras, os níveis de proficiência, e a justificativa da utilização do texto literário no ensino de Língua Estrangeira proposto no Quadro Europeu Comum de Referência. Assim sendo, este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, em relação à compreensão e análise de documentos, compostos por diferentes textos que integram a teoria e a análise de um texto literário, de natureza qualitativa e interpretativista. Pretendemos com a análise também promover o uso da literatura, no caso de romances, no ensino de PLE em níveis mais avançados de aprendizagem, portanto esta pesquisa poderá ser uma contribuição em sala de aula de PLE. Os resultados obtidos na análise sobre a herança patriarcal mostram-nos como uma representação prototípica de mulher pode ser considerada normal, imposta para ser seguida em uma sociedade e assim passada adiante através de gerações em gerações e que chega de certo modo até os dias de hoje. Deste modo, com a análise do texto literário, problematizando a herança patriarcal em nossa sociedade, pode-se focalizar uma aprendizagem mais adequada e compreensível sobre a língua/cultura/história e sociedade brasileira aos aprendentes de nossa língua portuguesa que vão além dos conteúdos comunicativos geralmente trabalhados em sala de aula.
Palavras – chave: Português Língua Estrangeira (PLE). Ensino e aprendizagem. Literatura brasileira. Representações do feminino. Herança patricarcal.

ABSTRACT
Due to the increasing demand for teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language, it seems necessary continuous teachers training in the area. Throughout our trajectory in teaching Portuguese for Foreign, we observe that many learners appreciate literature, but they are not know the Brazilian literature. We know that through the literature of a country we can understand cultural specificities such as customs, beliefs, thoughts and traditions, which are often present in the text and it can result in the understanding of many situations that are disturbing to the foreigner. The objective of this work is to raise the attention of the student of Portuguese as a Foreign Language to the patriarchal inheritance, present in the Brazilian literature, through the novel The girls, by Lygia Fagundes Telles, whose analysis is focusing some of the speeches of the female central characters and will be based on the concept of social representations, by Serge Moscovici. Our target audience are students of the Portuguese as a Foreign Language at the advanced or top advanced level and therefore we will present, according to Celpe-Bras, the levels of proficiency and the justification of the use of the literary text in the teaching Foreign Language proposed in the Common European Framework of Reference. Therefore, this work is configured as documentary research in relation to the comprehension and analysis of documents, composed of different texts that integrate the theory and the analysis of the literary text, of a qualitative and interpretative nature. We intend with the analysis also to promote the use of literature, in the case of novels, in teaching Portuguese as a Foreign Language at more advanced levels of learning, so this research could be a contribution in Portuguese as a Foreign Language classroom. The results obtained in the analysis of the patriarchal inheritance show us how a prototypical representation of woman can be considered normal, imposed to be followed in a society and thus passed on through generations in generations and that arrives in a certain way until the presente day. Therefore, with the analysis of the literature text, problematizind the patriarchal heritage in our society, one can focus a more adequate and comprehensible learning about the language/culture/history and Brazilian society to learners of our Portuguese language that go beyond the communicative contents generally worked in the classroom.
Keywords: Portuguese Foreign Language. Teaching and learning. Brazilian literature. Representations of the feminine. Patriarchal inheritance.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara