UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fabiana Picoli
Titulo PROJETO TELETANDEM BRASIL: um estudo do princípio da igualdade nas interações sob a ótica da alternância de códigos
Orientador(a) Profa. Dra. Ana Cristina Biondo Salomão
Data 23/04/2019
Resumo Esta pesquisa foi realizada no contexto do “Projeto Teletandem Brasil: línguasrnestrangeiras para todos”, na Unesp de Araraquara, tendo como objetivo verificar como ornprincípio da igualdade na modalidade de aprendizagem em teletandem tem sidorncolocado em prática pelos parceiros durante as interações, bem como as motivações quernlevam à prática da alternância de códigos entre os participantes. O referencial teóricornbaseia-se nos fundamentos da aprendizagem em teletandem, seus princípiosrnnorteadores, nas teorias sobre bilinguismo e code-switching. O estudo em questãorninvestigou três pares de teletandem constituídos por brasileiros e estrangeiros, quernrealizaram entre duas e quatro interações de teletandem por meio de videoconferência,rnpelo período de aproximadamente um mês. Os dados foram gerados por meio derngravações das interações, realizadas através do programa Evaer, que grava as imagensrnda webcam local e remota, bem como os áudios simultaneamente; pelas transcrições dasrnfalas de ambos os participantes (brasileiros e estrangeiros) e pela aplicação dornquestionário inicial e final. Elaboramos uma tabela para medir a quantidade de tempornutilizada na prática de ambas as línguas-alvo, a fim de verificar se o princípio darnigualdade estava sendo cumprido durante as sessões de teletandem para, em seguida,rnquantificarmos as vezes que cada participante alternava de um código para o outro, poisrnacreditamos que a constante prática de alternância de códigos feriria a igualdade narnrelação de teletandem. Após essa etapa, analisamos todos os eventos de alternância derncódigos encontrados durante as interações estudadas, com o intuito de elencarmos, emrngráficos por parceria, quais as principais motivações para sua prática. A partir da análiserndos dados, verificamos que as interações cumpriam, do ponto de vista do tempo, arnigualdade, porém, do ponto de vista da constante prática da alternância de códigos haviarnparceiros se beneficiando menos na prática de sua língua-alvo. Da óptica dasrnmotivações para a prática das alternâncias de códigos, notamos que a acomodação foi arnmais utilizada entre as três parcerias. Por meio da análise, concluímos que essarnmotivação é característica de bilíngues assimétricos, ou seja, bilíngues com maiorrnconhecimento em uma língua, geralmente na língua materna, porém com menorrnconhecimento na língua-alvo (LE). Nossa pesquisa demonstra a importância de sernrefletir sobre o princípio da igualdade e os fatores que envolvem o seguimento dessernprincípio durante a realização das sessões, pelos participantes e mediadores, com vistasrna otimizar a própria experiência de aprendizagem de língua estrangeira nesse contextornautônomo que é o Projeto Teletandem Brasil.

Palavras-chave: Teletandem. Princípio da igualdade. Bilinguismo. Alternância de códigos. Ensino e aprendizagem.


ABSTRACT

This research was carried out in the context of "Projeto Teletandem Brasil: línguasrnestrangeiras para todos”, at Unesp de Araraquara, aiming to verify how the principle ofrnequality in the teletandem learning modality has been put into practice by the partnersrnrnduring the interactions, as well as the motivations that carry the practice of code-rnswitching between participants. The theoretical framework is based on the fundamentalsrnrnof teletandem learning, its guiding principles, on theories of bilingualism and code-rnswitching. This study has investigated three teletandem pairs constituted of Braziliansrnrnand foreigner students, who have performed between two and four interactions ofrnteletandem through videoconference, for a period of approximately one month. The datarnwere collected through recording of the interactions, performed by the Evaer program,rnwhich records the images of the local and remote webcam as well as the audiosrnsimultaneously; by the transcription of the speeches of both participants (Brazilians andrnforeigners) and by the application of the initial and final questionnaire. We elaborated arntable to register the amount of time that partners spent practicing both target languages,rnin order to verify whether the principle of equality was being met during the teletandemrnsessions and then quantify how often each participant switched from one to the otherrncode, as we believe that the constant practice of code-switching would hurt the equalityrnin the teletandem relationship. After this step, we analyzed all the code-switching eventsrnfound during the interactions, with the intention of listing, in graphs by partnership, thernmain motivations for their practice. For the analysis of the data, we verified that therninteractions have fulfilled, from the point of view of time, the principle of equality,rnhowever, from the point of view of the constant practice of code switching there werernpartners benefiting less in the practice of their target language. From the perspective ofrnthe motivations for the practice of code switching, we have noticed that accommodationrnwas the most used among the three partnerships. Through our analysis, we consider thatrnthis motivation is characteristic of asymmetric bilinguals, that is, bilinguals with greaterrnknowledge in a language, usually in the mother language, but with less knowledge inrnthe target language (LE). Our research demonstrates the importance of reflecting on thernprinciple of equality and the factors that involve the follow-up of this principle duringrnthe sessions, by participants and mediators, in order to optimize one's own experience ofrnlearning a foreign language in this autonomous context.

Keywords: Teletandem. Principle of equality. Bilingualism. Code switching. Language learning.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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