UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Ligia de Grandi
Titulo Dicionário na prática docente: atitudes e competências do professor de língua espanhola em Lexicografia Pedagógica
Orientador(a) Prof. Dr. ODAIR LUIZ NADIN DA SILVA
Data 18/04/2019
Resumo RESUMO
O objetivo deste trabalho é investigar quais são as atitudes do professor diante do dicionário
como recurso didático nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira e observar as
competências necessárias em Lexicografia para que se motive o uso do dicionário como fonte
de pesquisa entre os alunos. Essas competências serão observadas por meio da análise dos
resultados do processo de formação dos professores em Lexicografia Pedagógica. Para atingir
tais propósitos, buscou-se adotar fundamentos na Lexicografia/ Lexicografia Pedagógica
(WELKER, 2004, 2008; MOLINA GARCÍA, 2006; DURAN; XATARA, 2007; GOUWS,
2017), uma das Ciências do Léxico, e também amparou-se na Linguística Aplicada, estudo que
abre espaço para se discutir a formação de professores e, consequentemente, alcançar este tema
com relação às práticas de uso dos dicionários nas aulas (MARTÍN GARCÍA 1999; ALVAR
EZQUERRA, 2003; MALDONADO, 2008, 2017). A realização da pesquisa empírica,
desenvolvida com professores de língua espanhola LE e pesquisadores desta área e da
Lexicografia, bem como alguns lexicógrafos, integrou o escopo do trabalho e gerou dados que
foram triangulados e analisados quanti e qualitativamente. Observou-se que o professor apesar
de ter dicionários, usá-los e, muitas vezes, tê-los em sala de aula, não conhece ou conhece pouco
os estudos da Lexicografia Pedagógica, por essa razão, não se atenta aos diversos recursos que
o dicionário oferece como fonte de informação. Isso dificulta sobremaneira sua utilização pelos
alunos porque não são motivados a serem consulentes ativos. Constatou-se, também, que os
professores não têm número de dicionários impressos de língua espanhola suficientes para o
trabalho em sala de aula e nem todos têm acesso ao dicionário eletrônico. Por fim, a partir das
atitudes dos professores, no momento da coleta de dados, foram identificadas algumas
competências lexicográficas fundamentais para o professor ser proficiente no trabalho com o
dicionário em sala de aula. A pesquisa demonstrou que, além da urgência da formação do
professor em Lexicografia Pedagógica, falta, por parte dos gestores da educação, mais atenção
com alguns setores da educação.
Palavras-chave: Uso de dicionários. Lexicografia Pedagógica. Ensino de língua espanhola.
Formação de Professor.

ABSTRACT
The aim of this study is to investigate the actions of teachers towards the dictionary as a teaching
resource in the classes of Spanish as Foreign Language (FL) and observe the competences
needed in Lexicography to encourage the use of the dictionary as a research source among
students. These competences will be observed through the analysis of the results of the process
of educating teachers in Pedagogical Lexicography. To achieve these purposes, we adopted the
fundamentals of Lexicography/Pedagogical Lexicography (WELKER, 2004, 2008; MOLINA
GARCÍA, 2006; DURAN; XATARA, 2007; GOUWS, 2017), one of the Lexical Sciences, and
we also relied upon Applied Linguistics, a study that opens up for discussing the continuing
education of teachers and, consequently, addressing this theme concerning the practices of the
use of dictionary in classrooms (MARTÍN GARCÍA 1999; ALVAR EZQUERRA, 2003;
MALDONADO, 2008, 2017). The development of the empirical research, carried out with
teachers of Spanish FL and researchers of this field and Lexicography, as well as with some
lexicographers, integrated the scope of this study and generated data that were triangularized
and analyzed quanti- and qualitatively. We observed that teachers, despite having dictionaries
and often using them in the classroom, do not know or poorly know about the studies of
Pedagogical Lexicography; therefore, they do not direct attention to the vast resources that the
dictionary offers as an information source. It greatly hampers its use by students once they are
not motivated to be active consulting users. In addition, we verified that teachers do not have
enough Spanish printed dictionaries to work in the classroom and not everyone has access to
electronic dictionaries. Eventually, based on teachers’ actions at data collection, we identified
some fundamental lexicographical competences to consider the teacher proficient at working
with the dictionary in the classroom. The research demonstrated that, apart from the urgency of
educating teachers in Pedagogical Lexicography, education authorities should devote more
attention to many educational sectors.
Key words: Use of dictionaries. Pedagogical Lexicography. Spanish Language Teaching.
Teacher Continuing Education.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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