|
|
Aluno(a) |
Adair Vieira Gonçalves |
Titulo |
Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção interativa |
Orientador(a) |
|
Data |
05/12/2007 |
Resumo |
O presente trabalho inscreve-se na área da Lingüística Aplicada; aplica-se, mais especificamente, à produção de textos (gêneros textuais/Ensino/Aprendizagem de Língua Materna) e pretende divulgar resultados (parciais) relativos a uma metodologia de produção a partir de seqüências didáticas (SD), cujo objetivo é criar contextos de produção delimitados e efetuar atividades, a fim de que o estudante possa adquirir capacidades em um determinado gênero em situações de comunicação diversas. Com base no construto teórico do Interacionismo Sócio-Discursivo, investigamos de que forma seqüências didáticas, aliadas às listas de constatações/controle (uma lista com as peculiaridades deste gênero, que serve de instrumento para regular e controlar seu próprio comportamento no momento da reescritura) dos gêneros resumo de artigo opinativo, dissertação e resenha crítica, a partir de interlocuções/intervenções diferenciadas, podem, no momento da reescrita, intitulada por nós de Interativa, constituir-se como ferramentas importantes para a maior eficácia na produção desses mesmos gêneros. Para a análise dos textos, utilizamos dois procedimentos. No primeiro, avaliamos as produções baseando-nos nas listas de constatações/controle. Num segundo momento, o olhar foi dirigido para os procedimentos de análise de textos: capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades lingüístico-discursivas, defendidos pelo grupo de Didática da Universidade de Genebra UNIGE/FAPSE. Servimo-nos metodologicamente da pesquisa qualitativa chamada de pesquisa-ação, de natureza social, empírica, associada à resolução de um problema coletivo em que o pesquisador participa de forma cooperativa. As produções escritas, trinta (30) ao todo, foram coletadas numa instituição particular de ensino, antes e após a aplicação das seqüências didáticas. Procurou-se, na pesquisa, diferenciar as formas de intervenção nas produções, conforme as mudanças de interlocutivas definidas, sobretudo, pelas relações professor-aluno e aluno-aluno, com o objetivo de verificar se haveria modificações qualitativas substanciais, no momento de utilização das listas de controle/constatações e sua respectiva reescrita, face à prática tradicional que tem o docente como o único corretor da produção escrita. Os resultados obtidos comprovam as nossas hipóteses: nos três gêneros, em maior ou menor grau, as reescritas tornaram-se mais proficientes.
Palavras-chave: Interacionismo sócio-discursivo. Gêneros textuais. Reescrita. Listas de Constatações/Controle. Seqüências Didáticas. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|