UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Gabrieli Damada
Titulo Construções linguísticas em inglês: Análise e Proposta de Atividades Pedagógicas, a partir dos Esquemas de Imagem instanciados pelas Metáforas
Orientador(a) Prof. Dr. ANTONIO SUAREZ ABREU
Data 14/09/2018
Resumo RESUMO
Esta tese tem como objetivo, analisar a partir da teoria dos Esquemas de Imagem e das Metáforas (LAKOFF; JOHNSON, 1980), construções presentes na língua inglesa. Entendemos por construção o pareamento forma e significado, que existe desde a estrutura de um simples morfema ou um item lexical até construções maiores, como uma oração, frase ou expressão idiomática. Esse tipo de abordagem nos mostra que o aprendizado de uma língua vai além do domínio gramatical e oral, isso porque, a todo instante estabelecemos relações metafóricas, metonímicas e utilizamos expressões idiomáticas, fatores que dificultam a fluência oral de um falante não nativo e, até mesmo, a interpretação e produção de diferentes gêneros textuais. Ressalta-se que escolhemos construções que não são transparentes ou que possuem mais de um uso. Além das análises, realizamos uma pesquisa com estudantes do 1º ano do ensino Médio para delimitar a temática e como resultado tivemos: esportes, viagem e séries. Após a escolha da temática, buscamos no Corpus of Contemporary American English (COCA) a frequência de algumas construções dessas categorias e realizamos a análise de 21 construções, levando em consideração os princípios da Linguística Cognitiva. Há também uma proposta de atividades dividida em quatro etapas, que visa mostrar como os recursos cognitivos podem auxiliar na aprendizagem de construções não literais. Acreditamos que as metáforas e os esquemas de imagem atrelados ao conhecimento cultural e individual do aprendiz podem melhorar a relação aprendiz-língua e, sobretudo, auxiliar no desenvolvimento de sua fluência. Em suma, considerar o uso funcional do idioma – semântico, sintático e pragmático – pode motivar o desenvolvimento da habilidade linguística do aprendiz e contribuir para os estudos sobre ensino de construções.
Palavras – Chaves: Construções. Metáfora. Esquemas de Imagem. Inglês
ABSTRACT
This thesis aims to analyze metaphoric constructions existing in the English language based on the theory of Image Schemas and Metaphors (LAKOFF; JOHNSON, 1980). We understand construction as a pairing of form and meaning, which ranges from a single morpheme structure or lexical item to even larger constructions, such as a sentence or an idiom. This approach shows us that learning a language goes beyond assimilating grammar and oral skills. That is because we are constantly establishing metonymic and metaphorical relations and using idioms, which makes it difficult for non-native speakers to acquire oral fluency, besides making it harder for them to interpret and produce different text genres. It should be noted that we have chosen constructions whose meaning is not easily understood or that have more than one use. In addition to the analyses, we conducted a survey with first-year high school students to define the theme and as a result we had: sports, travel and series. After choosing the theme, we searched, in the Corpus of Contemporary American English (COCA), the frequency of some constructions related to those themes and analyzed 21 constructions, taking into account the principles of cognitive linguistics. There is also a proposal for activities divided into four stages, which aims to show how cognitive resources can assist in the learning of literal constructions. We believe that the metaphors and image schemas tied to the learner’s cultural and individual knowledge can improve the relation between learner and language and, in particular, assist in the development of his/her fluency. In short, we argue that if we consider the functional use of language – syntactic pragmatic, and semantic – we can motivate a learner’s development of linguistic skills and contribute to studies on teaching constructions.
Keywords: Constructions. Metaphor. Image Schema. English.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara