UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Mariana Daré Vargas
Titulo PARÂMETROS LEXICOGRÁFICOS PARA DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS BILÍNGUES DIRECIONADOS A ESTUDANTES BRASILEIROS DE LÍNGUA ESPANHOLA: um olhar sobre as habilidades escritas
Orientador(a) Prof. Dr. ODAIR LUIZ NADIN DA SILVA
Data 25/05/2018
Resumo RESUMO
Estudos vêm sendo realizados no âmbito da Lexicografia Pedagógica para compreender
o papel do dicionário pedagógico no ensino-aprendizagem de línguas e o
comportamento de seu público-alvo, os estudantes, o que serviu de base para a
realização do presente trabalho, cujo objetivo inédito em contexto brasileiro é apresentar
parâmetros lexicográficos para a elaboração de dicionários pedagógicos bilíngues no par
de línguas português-espanhol/espanhol-português que satisfaçam as necessidades
linguístico-comunicativas dos alunos brasileiros do Ensino Médio, especialmente,
quando realizam tarefas de compreensão e produção textuais escritas. O aporte teórico
compõe-se das teorias da Lexicografia, Lexicografia Pedagógica e Teoria Funcional da
Lexicografia. Ressalta-se a necessidade da presença do dicionário pedagógico bilíngue
na tipologia do dicionário pedagógico. Revisam-se pesquisas nacionais e internacionais
sobre o papel dos dicionários pedagógicos nas tarefas de produção e compreensão
escritas em língua estrangeiras. Realiza-se uma pesquisa metalexicográfica empírica,
cujos participantes são alunos brasileiros de língua espanhola do Ensino Médio, nos
âmbitos público e privado. Por meio de análise quanti-qualitativa dos dados coletados,
ressaltam-se os benefícios do uso do dicionário nas aulas de língua espanhola como
apoio às tarefas de habilidades escritas, enfatiza-se a necessidade de se levar a cabo um
projeto eficaz de formação lexicográfica nas aulas de Espanhol como Língua
Estrangeira (E/LE) e apresentam-se parâmetros lexicográficos voltados a dicionários
pedagógicos bilíngues de E/LE, em formato impresso, de modo a potencializar o valor
didático dessas obras e suprir as carências na competência linguística dos consulentes.
Palavras–chave: Lexicografia Pedagógica. Dicionário pedagógico bilíngue. Espanhol
como Língua Estrangeira. Habilidades escritas. Ensino Médio.
ABSTRACT
Studies in Pedagogical Lexicography have been developed in order to understand the
role the pedagogical dictionary plays in language teaching-learning process and it`s
public behaviour, the students. These researches have influenced this PhD thesis, which
main goal is to present lexicographic parameters for bilingual pedagogical dictionaries
Portuguese-Spanish/Spanish-Portuguese to satisfy language needs of Brazillian High
School students, when they do comprehension and written activities. The theoretical
contribution is made up of the theories of Lexicography, Pedagogical Lexicography and
Function Theory. It is necessary to emphasize the presence of the bilingual pedagogical
dictionary in the pedagogical dictionary typology. National and international researches
on the role of pedagogical dictionaries in comprehension and written activities are
reviewed. It has been carried out an empirical metalexicography research whose
participants are Brazillian High School students of Spanish, from public and private
schools. Through quantitative and qualitative analysis, the benefits of using the
dictionary in Spanish language classes as support for the activities of written skills are
emphasized, emphasizing the need to carry out an effective lexicographic training
project in Spanish as a Foreign Language classes and present lexicographic parameters
for Spanish as a Foreign Language bilingual pedagogical dictionaries in printed format,
in order to enhance their didactic value and to satisfy students`s language needs and
improve their linguistic competence.
Keywords: Pedagogical Lexicography. Pedagogical bilingual dictionary. Spanish as
Foreign Language. Written skills. High school.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara