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Aluno(a) |
Mariana Centanin Bertho |
Titulo |
A PERCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DOS FONEMAS /æ,ɛ, ɑ, ɔ, ə / DE ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Orientador(a) |
Profa. Dra. EGISVANDA ISYS DE ALMEIDA SANDES |
Data |
23/04/2018 |
Resumo |
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo a descrição de aspectos da produção de estudantes brasileiros de inglês como língua estrangeira (ILE). Para tanto, escolhemos trabalhar com o recorte de cinco fonemas da língua inglesa (/æ, ɛ, ɑ, ɔ, ə/) que, por vezes, sofrem a perda do contraste na produção dos estudantes brasileiros e são produzidos e percebidos dentro do espaço perceptivo dos fonemas /a/, /ɛ/ e /ɔ/ do português. Como suporte teórico para essa análise, entendemos que a produção oral dos estudantes encontra-se no momento da Interlíngua (SELINKER, 1972), em que podem ser encontradas as estratégias utilizadas pelos estudantes na produção dos sons da língua estrangeira (LE). São fundamentais, portanto, para nossa análise, as teorias que se dedicam especificamente à descrição da aquisição/aprendizagem do aspecto fônico de uma LE, começando pelos conceitos de crivo fonológico, de Trubetzkoy (1939), e de surdez fonológica, de Polivanov (1931). Complementando esses conceitos, a análise é guiada pelos processos explicados por modelos de aquisição/aprendizagem fonológica, tais como o Modelo de Aprendizagem da Fala (Flege, 1981), o Modelo do Ímã da Língua Materna, de Kuhl & Iverson (1995), e o Modelo de Assimilação Perceptiva, de Best e Tyler (1994). Os resultados preliminares mostram a ocorrência de certos fenômenos na Interlíngua dos estudantes brasileiros: a assimilação do par de fonemas /æ/ e /ɛ/, ambos produzidos e percebidos como /ɛ/; e a produção do fonema /ɑ/ como /a/, além da percepção do mesmo fonema como /ɔ/.
Palavras – chave: ensino/aprendizagem de ILE, aquisição/aprendizagem de sons de LE, percepção e produção, análise acústica, vogais do inglês.
Abstract:
This research aims to describe the process of acquiring/learning sounds in the production of students of English as a foreign language (EFL). In order to do so, we chose to work with a set of five English phonemes (/ æ, ɛ, ɑ, ɔ, ə /) that sometimes lack contrast in the production of Brazilian students and are produced and perceived within the perceptive space of the phonemes /a/, /ɛ/ and /ɔ/ of Portuguese language. As a theoretical support for this analysis, we understand that students’ oral production is in their Interlanguage (SELINKER, 1972), in which the strategies used by students in the production of LE sounds can be found. Therefore, for our analysis, theories that specifically focus on the acquisition/learning of the phonic aspect of an LE are fundamental, starting with Trubetzkoy’s phonological sieve (1939) and Polivanov’s phonological deafness (1931). Complementing these concepts, the analysis is guided by the processes explained by models, such as the Speech Learning Model (FLEGE, 1981), the Perceptual Magnet Effect (KUHL & IVERSON, 1995), and the Perceptual Assimilation Model (BEST, 1994). Preliminary results show the occurrence of certain phenomena in the Interlingua of Brazilian students: the assimilation of the pair of phonemes /æ/ and /ɛ/, both produced and perceived as /ɛ/; and the production of the phoneme /ɑ/ as /a/, in addition to the perception of the same phoneme as /ɔ/.
Keywords: teaching and learning EFL, acquisition learning of foreign language (FL) sounds, perception and production, acoustic analysis, English vowels.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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