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Aluno(a) |
Rafael Marcurio da Cól |
Titulo |
ANÁLISE DO DISCURSO FÍLMICO PELA LENTE FOUCAULTIANA: uma arquegenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA DO ROSARIO DE FÁTIMA VALENCISE GREGOLIN |
Data |
23/01/2018 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo geral de analisar procedimentos discursivos que criamrnsubjetivações de personagens homossexuais no cinema brasileiro, verificando arnemergência dessa identidade a partir dos anos 1980. Esse objetivo nos leva também arninvestigar as condições de possibilidade que permitiram transformações da representaçãorndo homossexual que abrangem desde um momento em que era silenciado até a suarnvisibilidade no contemporâneo. Nosso corpus de análise foi constituído a partir do critériornde momentos de ruptura que fizeram emergir distintas representações do homossexual,rnem quatro (4) filmes, que são: "Beijo no Asfalto" (1981), "Carandiru" (2000), "MadamernSatã" (2001) e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (2014). Sob a luz da Análise do Discursornderivada dos estudos de Michel Foucault, pretendemos analisar as práticas discursivas,rnnuma perspectiva arqueogenealógica, a fim de perceber as relações de poder narnhistoricidade desses enunciados. Nossa base teórica alia conceitos vindos da Análise dornDiscurso com formulações desenvolvidas por Courtine (2011), particularmente suasrnpropostas de uma Semiologia Histórica e os conceitos de intericonicidade e de memóriarndiscursiva visual. Também são importantes trabalhos de pesquisadores brasileiros sobrerndiscursividade e cinema como os de Lagazzi (2010), Milanez (2014) e Xavier (2003;rn2008). Com esses pressupostos teóricos, analisaremos a interdiscursividade das imagensrnque evidencia transformações da identidade do homossexual, delineando um movimentornque vai das margens da sociedade para o seu centro, da falta ao excesso, em consonânciarncom mutações políticas e sociais que ensejaram o aparecimento de novas discursividades.
Palavras-chave: Discurso fílmico; homoafetividade; cinema nacional.
ABSTRACT
This research has the overall objective of analyzing discursive procedures that creaternsubjectivities of homosexuals characters in Brazilian cinema, checking the emergence ofrnthis identity from the year 1980. This goal also leads us to investigate the conditions ofrnpossibility that allowed transformation of homosexual representation ranging from a timernwhen it was muted until its visibility in the contemporary. Our analysis corpus was madernat the discretion of breaking moments that made emerge distinct representations ofrnhomosexual in four (4) films, which are: "Beijo no Asfalto" (1981), "Carandiru" (2000),rn"Madame Satan "(2001) and " Hoje Eu Quero Voltar Sozinho "(2014). In light of thernderivative discourse analysis of Michel Foucault's studies, we intend to analyze therndiscursive practices, in an arche-genealogic perspective in order to understand the powerrnrelations in the historicity of these statements. Our theoretical basis unites concepts fromrnDiscourse Analysis with formulations developed by Courtine (2011), particularly itsrnproposals for a Historical Semiology and the concepts of intericonicity and visualrndiscourse memory. Also important are the works of Brazilian researchers on discoursernand cinema as the Lagazzi (2010), Milanez (2014) and Xavier (2003; 2008). With theserntheoretical assumptions, we analyze the interdiscursivity of images that shows changes inrnthe identity of homosexual, delineating a movement that goes from the margins of societyrnto its center, the lack of excess, in line with political and social changes that gave rise tornthe emergence of new discursivities.
Keywords: Film speech; homoaffectivity; national cinema. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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