UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Monique de Almeida Neves Rodrigues
Titulo Análise dialógica de publicidades do UNICEF em parceria com Maurício de Sousa: os direitos da criança
Orientador(a) Profa. Dra. MARINA CELIA MENDONÇA
Data 25/01/2018
Resumo RESUMO
O objetivo desta pesquisa é analisar dialogicamente, a partir de estudos bakhtinianos do discurso, um conjunto de publicidades do UNICEF, em parceria com o cartunista Maurício de Sousa, cujo tema é os direitos da criança e do adolescente. A discussão a respeito dos direitos infanto-juvenis, no Brasil, ganhou mais espaço após a promulgação da Constituição de 1988, já que esta possibilitou, dois anos mais tarde, a aprovação da Lei 8.069/90, conhecida como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de um documento de direitos humanos que visa assegurar, perante a lei, a proteção da população menor de 18 anos, permitindo, inclusive, uma maior possibilidade de intervenção do Estado com esse intuito. Desde a promulgação do ECA - que em 2015 completou 25 anos - muitos esforços vêm sendo feitos tanto por ONGs quanto pelo próprio governo para que a lei seja implementada, pois a prática é sempre mais desafiadora que o papel. Maurício de Sousa, cartunista reconhecido no país, juntou-se a esses esforços e recebeu em 2007 o título de "Escritor do UNICEF para as Crianças", o que destacou ainda mais o trabalho social que já fazia com as personagens da Turma da Mônica. O objetivo principal da pesquisa é investigar a materialização de valores ideológicos que envolvem a problemática dos direitos da criança e do adolescente nas peças do corpus, considerando que as mesmas se materializam em um gênero específico do discurso: a publicidade de utilidade pública. A pesquisa também tem interesse em responder a outras questões: Qual o destinatário previsto pelas peças? Discursos de que esferas se materializam no corpus e de que forma? Como essas publicidades respondem aos discursos sociais que polemizam sobre os direitos infanto-juvenis no Brasil? A perspectiva teórico-metodológica adotada compreende trabalhos em torno do Círculo de Bakhtin, em especial os desenvolvidos no Brasil que tomam por objeto o enunciado concreto em relação com os gêneros do discurso, as ideologias, a alteridade, a ética e a estética na produção de sentido. A pesquisa é qualitativa e interpretativa. Como procedimentos metodológicos, consideram-se as propostas da análise dialógica do discurso feitas por pesquisadores brasileiros.
PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso; direitos da criança e do adolescente; Círculo de Bakhtin; Maurício de Sousa.

ABSTRACT
This research aims to analyze dialogically a set of advertisements produced by UNICEF with Maurício de Sousa about child and youth rights, from a Bakhtinian perspective of discourse studies. Discussions about this subject, in Brazil, were intensified after the promulgation of the 1988 Constitution, since it made possible the passing of the Law 8.069/90, known as Child and Youth Statute (Estatuto da Criança e do Adolescente / ECA). It is a human rights document that aims to ensure, under the law, the protection of the population younger than 18, allowing a greater possibility of intervention by the State with that objective. Since the promulgation of ECA - 25 years ago in 2015 - many efforts are being done by NGO's as well as by the government itself so that this law is actually enforced, since practice is always more challenging than theory. Maurício de Sousa, a well-known Brazilian cartoonist, has joined these efforts and received in 2007 the title of "UNICEF Writer for Children", which gave even more recognition to the social work he had already been doing with his characters from Monica's Gang. The main goal of this research is to investigate the materialization of ideological values in the advertisements that involve the issue of Child and Youth Rights, considering they are materialized in a specific speech genre: public interest advertisements. It is also within our interests to answer other questions: Who is the expected receiver of the campaign? From which spheres come the discourses that appear on the advertisements and how do they materialize? How do the advertisements respond to social discourses about Child and Youth Rights in Brazil? The adopted theoretical perspective comprehends works regarding The Bakhtin Circle, especially the ones developed in Brazil that take as object of study the concrete utterance in relation with speech genres, ideologies, alterity, ethics and aesthetics in the production of meaning. The research is qualitative and interpretative. The proposals of dialogical discourse analysis by Brazilian researchers were chosen as methodological procedures to be applied.
KEY-WORDS: Bakhtin Circle; Child and Youth Rights; Discourse analysis; Maurício de Sousa.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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