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Aluno(a) |
Andressa dos Santos Mogno |
Titulo |
A autorreferência e a referência de terceira pessoa na fala de uma criança monolíngue |
Orientador(a) |
Profa. Dra. ALESSANDRA DEL RE |
Data |
31/08/2017 |
Resumo |
Resumo
Esta pesquisa reflete sobre como a criança, entre dois e três anos de idade, faz a autorreferência e a referência de terceira pessoa, a partir de uma perspectiva dialógico-discursiva (BAKHTIN, 2011; BRUNER, 1984, 2004, 2007). Nosso objetivo é buscar os momentos em que a criança faz a autorreferência e a referência de terceira pessoa e, neles, analisar como o uso de determinados elementos linguístico-discursivos, usados na construção da autorreferência e da referência de terceira pessoa, revela o posicionamento do falante diante do discurso do outro. Assim, observamos os elementos que a criança usa em seu discurso com a função referencial, desde os sintagmas nominais e verbais, que já assumem essa função na gramática adulta, como os elementos que passaram a exercer, para a criança, o valor referencial. Os resultados mostram a importância do formato jogo e das brincadeiras, que integram o gênero cotidiano em que a criança e seu interlocutor estão inseridos, assim como da multimodalidade, para a aquisição e o uso dos elementos referenciais. Paralelamente, os resultados indicam que, nesta idade, a criança já é capaz de fazer e de entender as referências de primeira e de terceira pessoas ajustando seus enunciados em prol da situação comunicativa (SUGESTÃO). Nesta pesquisa, contamos com cinco sessões que foram filmadas em contexto naturalístico com duração de aproximadamente 1 hora cada. Essas sessões foram transcritas a partir do programa computacional CLAN e das normas CHAT (MACWHINNEY, 2000). Os dados investigados pertencem a uma criança monolíngue, falante de português brasileiro. Devido ao nosso objetivo e a nossa perspectiva teórica, esta pesquisa é de cunho qualitativo.
Palavras chave: Aquisição da Linguagem; Referência; Autorreferência; Formato; Gênero.
Abstract
This research reflects on how the child aged between 2 and 3 years manages to refer to themselves and refer to a third person, according to a dialogical-discursive perspective (BAKHTIN, 2011; BRUNER, 1984, 2004, 2007). We aim to search for the moments in which the child refers to him or herself or to a third person and to analyze, according to these findings, how the use of specific linguistic-discursive elements reveals the speaker’s positioning in relation to the speech of the other. Thus, we observe the elements used by the child in a referential function in discourse, from the ones used in this same function by adults, like nominal and verbal syntagma, to elements that assume a referential value in the child’s speech. The results show the importance of the game format and the playing, as well as the multimodality, which are able to bring the daily life genre to the acquisition and use of referential elements. At the same time, the results show that at this age the child is already able to refer to and to understand the references to first and third persons, adjusting his orther utterances in order to fit the communicative situation. In this research we analyze five one-hour sessions filmed in a naturalistic context. The sessions were transcribed using the program CLAN and the CHAT transcription norms (MACWHINNEY, 2000). The analyzed data consider a monolingual child, who speaks Brazilian Portuguese. According to the objective and the theoretical perspective of this study, it is considered a qualitative research.
Keywords: Language Acquisition; Reference; Self-reference; Format; Genre. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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