UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Tamiris Destro Costa
Titulo Análise cognitiva e acústica da percepção e produção dos sons /i:/ e /i/ de estudantes brasileiros de inglês como língua estrangeira
Orientador(a) Profa. Dra. EGISVANDA ISYS DE ALMEIDA SANDES
Data 26/05/2017
Resumo RESUMO
No contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa para aprendizes
brasileiros, nota-se que o foco de ensino ainda é centrado em questões gramaticais e
lexicais, sendo o aspecto fônico, fundamental para uma produção de fala fluida. Isto
ocorre, por conta, principalmente, da falta de formação e conhecimentos específicos dos
professores em relação aos aspectos articulatórios e acústicos da língua materna
(doravante LM) do estudante e da língua estrangeira (doravante LE). Considerando as
várias diferenças nos níveis segmental e prosódico e os âmbitos acústico e articulatório
entre ambas as línguas, o presente trabalho aborda uma intervenção didática para
aprimorar a pronúncia em língua inglesa de estudantes de graduação em Letras de uma
universidade pública do interior do Estado de São Paulo e investigar a produção dos
sons vocálicos da língua inglesa /i:/ e /ɪ/ desses estudantes pré e pós essa intervenção
por meio de um experimento de natureza fonético-acústica. A inexistência da distinção
entre /i:/ e /ɪ/ na língua portuguesa pode resultar em dificuldades na percepção desses
sons vocálicos em língua inglesa, e, consequentemente, na sua produção, trazendo
possíveis problemas de inteligibilidade e, em alguns casos, de fossilização para os
aprendizes, portanto, seu tratamento em sala de aula é fundamental. Para a realização de
uma análise mais específica da aquisição e aprendizagem de sons da LE, baseamo-nos
nos conceitos de “Surdez Fonológica” de Polivanov (1931) e de “Crivo Fonológico” de
Trubetzkoy (1939), além de consideramos o “Modelo de Aprendizagem da Fala” de
Flege (1981, 1991, 1995). Ademais, faz-se o uso da plataforma PRAAT como auxílio
na gravação e análise da produção de nossos aprendizes. Por meio deste estudo,
esperamos proporcionar os saberes necessários para que os envolvidos e demais
interessados no tema possam perceber as diferenças nos níveis segmentais e
suprassegmentais entre a LE e a LM, com o intuito de refletirem de maneira mais
aprofundada acerca de sua percepção e produção do aspecto fônico na língua alvo.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem, língua inglesa como língua estrangeira,
percepção e produção, aspecto fônico, sons /i:/ e /ɪ/.

ABSTRACT
In the context of teaching and learning the English language for Brazilian
learners, it is noted that the educational focus is still centered on grammatical and
lexical issues, and the phonic aspect, essential for fluid speech production. This occurs,
mainly due to the lack of training and expertise of teachers in relation to the articulatory
and acoustic aspects of the student’s mother tongue and his/her foreign language.
Considering the various differences between the segmental and the prosodic levels and
the acoustic and articulatory levels of the two languages, this paper approaches a
didactic intervention to improve the English language pronunciation of undergraduate
students in Language and Literature in a public university in the state of São Paulo and
also investigate the production of the English vowel sounds /i:/ e /ɪ/ of these students pre
and post this intervention by means of an acoustic-phonetic experiment. The
nonexistence of the distinction between /i:/ e /ɪ/ in Portuguese may result in difficulties
in the perception of these vowel sounds in English, and consequently in their
production, contributing to possible intelligibility problems and in some cases
fossilization for the learners, thus its treatment in the classroom is essential. To conduct
a more specific analysis of acquisition and learning sounds of a foreign language, we
rely on the concepts of "Phonological Deafness" of Polivanov (1931) and "Phonological
Sieve" of Trubetzkoy (1939), and consider the "Speech Learning Model" of Flege
(1981, 1991, 1995). In addition, we used the PRAAT platform to aid in the recording
and analysis of the learners’ production. Through this study, we hope to provide the
necessary knowledge for all parties and others interested in the subject so that they can
perceive differences in segmental and prosodic levels between the foreign language and
the mother tongue. Moreover, we aim to provide tools for them to reflect deeply about
their perception and production of the phonic aspect of the target language.
Key-words: teaching and learning; English as a foreign language; perception and
production, phonic aspect, sounds /i:/ and /ɪ/.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara