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Aluno(a) |
Fernando de Barros Hyppolito |
Titulo |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO DE CASO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. SANDRA MARI KANEKO MARQUES |
Data |
31/05/2017 |
Resumo |
Este trabalho objetivou investigar um curso de Inglês para Fins Específicos de um Centro de Ensino de Línguas de uma universidade pública do estado de São Paulo. O estudo visou detectar possíveis causas das dificuldades gramaticais enfrentadas pelos seus participantes. O curso abordava as habilidades de leitura, interpretação e tradução de textos de diversas áreas, baseando-se nos cursos de graduação que a instituição oferece. A metodologia empregada foi conduzida pelo Estudo de Caso (NUNAN, 1992), Análise de Conteúdo (BAUER, 2007), juntamente com a pesquisa qualitativa e quantitativa (LARSEN-FREEMAN, 1991). A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de Vieira-Abrahão (2006) e Bauer (2007), sendo conduzida na seguinte ordem: coleta de dados dos alunos participantes; organização e categorização dos dados coletados; análise qualitativa e quantitativa, para designar as causas mais comuns de dificuldades gramaticais, assim como a indicação de padrões estatísticos referente ao número de alunos que apresentam problemas para realização de tais atividades. Apesar das análises apontarem o bom desempenho dos alunos no aproveitamento geral do curso, identificamos que a ausência dos participantes ao longo do curso, o baixo número de atividades extras executadas , as crenças dos alunos, a pouca dedicação ao estudo de determinados tópicos, e a dificuldade com a língua materna foram as causas de algumas dificuldades gramaticais identificadas. Tecemos comentários sobre os encaminhamentos para futuros cursos, as lacunas identificadas nesta investigação, as possíveis contribuições para a área, bem como os encaminhamentos e temas que aparecerem e que podem ser explorados em outros estudos.
Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos. Inglês para Fins Acadêmicos. Ensino e Aprendizagem de Línguas.
ABSTRACT
This work aimed to investigate an English for Specific Purposes course of a Language Teaching Center of a public university in the state of Sao Paulo. The study intended to detect possible causes of grammatical difficulties faced by its participants. The course dealt with the skills of reading, interpreting and translating texts from several areas, based on the undergraduate courses offered by the institution. The methodology used in this investigation was conducted by the Case Study (NUNAN, 1992), Content Analysis (BAUER, 2007), along with qualitative and quantitative research (Larsen-Freeman, 1991). The research was performed based on the concepts of Vieira-Abrahão (2006) and Bauer (2007), being conducted in the following order: data collection of the participating students; organization and categorization of data collected; qualitative and quantitative analysis, to designate the most common causes of grammatical difficulties, as well as the indication of statistical standards regarding the number of students who presented problems to carry out such activities. Although the analyzes indicate the students' good performance in the general use of the course, we identified that the absence of the participants during the course, the low number of extra activities performed, the absence of the study of certain topics, and the difficulty with the mother tongue were the causes of some of the grammatical difficulties identified. In the end, we made comments about the referrals for future courses, the gaps identified in this research, the possible contributions to the area, as well as the referrals and themes that appear and that can be explored in other studies.
Keywords: English for Specific Purposes. English for Academic Purposes. Language Teaching and Learning. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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