UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) José Radamés Benevides de Melo
Titulo VOZES SOCIAIS EM CONSTRUÇÃO: dialogismo, bivocalidade polêmica e autoria no diálogo entre Diário do hospício, O cemitério dos vivos, de Lima Barreto, outros enunciados e outras vozes sociais
Orientador(a) Profa. Dra. LUCIANE DE PAULA
Data 20/04/2017
Resumo RESUMO
Diário do hospício e O cemitério dos vivos são textos escritos por Lima Barreto durante sua
segunda internação no Hospício Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro, entre 25 de
dezembro de 1919 e 2 de fevereiro de 1920. O primeiro é tido como anotações para a
elaboração do segundo, um romance inacabado, cujo processo de produção foi interrompido
pela morte do autor (1/11/1922). O objetivo geral desta pesquisa é analisar a constituição de
vozes sociais sobre a loucura e a psiquiatria – por meio das relações dialógicas, do discurso
bivocal (polêmicas aberta e velada) e do autor – no diálogo entre Diário do hospício e O
cemitério dos vivos, de Lima Barreto. Os objetivos específicos são: 1) identificar as vozes
sociais com as quais dialoga Lima Barreto no processo de constituição dos enunciados que
integram o corpus de pesquisa e descrever como se estabelece o diálogo entre esses
enunciados limabarretianos; 2) examinar a bivocalidade polêmica no diálogo entre Diário do
hospício e O cemitério dos vivos, no que diz respeito: i) à polêmica aberta estabelecida entre
esses enunciados e os discursos da ciência psiquiátrica de sua época; e ii) à polêmica velada
entre a fala limabarretiana e outras falas literárias do início do século XX; 3) perscrutar, ao
compreendermos o autor como posição de autor, autor-criador/atividade de autor, autor puro e
posicionamento de autor, os movimentos desses diálogos no processo de constituição autoral
e das diversas vozes sociais sobre a loucura e a psiquiatria, no diálogo dos enunciados objetos
deste estudo. Esta pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos
propostos e desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, Medviédev e Volochínov e nos
desdobramentos teórico-metodológicos que a eles se coadunam. Os resultados mostram que a
constituição das vozes sociais sobre a loucura e a psiquiatria no diálogo entre Diário do
hospício, O cemitério dos vivos, outros enunciados e outras vozes sociais se dá por meio de
alguns processos complexos como a autoria e a polêmica. Isso quer dizer que a constituição
dessas vozes sociais é mediada pelo processo de autoria, cujas quatro dimensões (auto puro,
autor criador, posição de autor e posicionamento autoral) exercem papel fundamental. Além
disso, como a autoria, nesses enunciados, se dá de modo significativo por meio da
bivocalidade polêmica, entende-se que as polêmicas aberta e velada são partes constitutivas
do processo de formação dessas duas vozes sociais. Mas não é só isso, falar em autoria e em
bivocalidade polêmica como processos constituidores de vozes sociais é tocar,
necessariamente, na questão da atividade humana e de seus vínculos com a linguagem. A
constituição dessas duas vozes mobiliza ainda duas esferas de criação ideológica, a literária e
a psiquiátrica. Na relação com as esferas, o posicionamento de autor é construído num
movimento direcionado para o interior da própria esfera literária e num movimento
direcionado para uma outra esfera, a psiquiátrica.
Palavras-chave: Dialogismo; Vozes sociais; Diário do hospício e O cemitério dos vivos;
Bivocalidade polêmica; Autoria
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SOCIAL VOICES IN CONSTRUCTION: DIALOGISM, POLEMICAL DOUBLEVOICED
DISCOURSE AND AUTHORSHIP IN THE DIALOGUE BETWEEN
DIÁRIO DO HOSPÍCIO, O CEMITÉRIO DOS VIVOS, OF LIMA BARRETO, OTHER
UTTERANCES AND OTHER SOCIAL VOICES
ABSTRACT
Diário do hospício and O cemitério dos vivos are texts written by Lima Barreto during his
second admission in Hospício Nacional de Alienados, in Rio de Janeiro, between December
25, 1919 and February 2, 1920. The first is taken as annotations to development of the second,
an unfinished novel, whose production was interrupted by the death of the author (1/11/1922).
The overall objective of this research is to analyze the constitution of social voices about
madness and psychiatry – through dialogical relations, polemical double-voiced discourse and
the author-creator – in the dialogue between Diário do hospício and O cemitério dos vivos,
works of Lima Barreto. The specific objectives are: 1) identify the social voices with which
Lima Barreto dialogues in the process of formation of statements that make up the corpus of
this research and describe how the dialogue between these limabarretianos statements is
established; 2) examine the polemical double-voiced in the dialogue between Diário do
hospício and O cemitério dos vivos, regarding to: i) the open polemic established between
these statements and speeches of psychiatric science of his day; and ii) the veiled polemic
between limabarretiana speech and other literary discourse of the early twentieth century,
through his utterances; 3) search, to understand the author as an author’s position, authorcreator/
author’s activity, pure author and author’s positioning, the movements of these
dialogues on process of authorial formation procedures and the different social voices about
madness and psychiatry, in the dialogue utterances of objects of this study, other utterances
and other social voices. This research is grounded in the theoretical and methodological
principles proposed and developed by Circle of Bakhtin, Medvedev and Voloshinov and the
theoretical and methodological developments regarding to them. The results show that the
constitution of social voices about madness and psychiatry in the dialogue between Diário do
hospício, O cemitério dos vivos, other utterances and other social voices occurs through some
complex processes such as authorship and polemic. This means that the constitution of these
social voices is mediated by the process of authorship, whose four dimensions (pure author,
author-creater, author’s position and author’s positioning) play a fundamental role. Moreover,
as authorship in these statements occurs in a significant way through polemical double-voiced
discourse, it is understood that the open and veiled polemics are part of the process of
formation of these two social voices. But it is not only this, to speak in authorship and in
polemical double-voiced discourse as processes that constitute social voices is to touch,
necessarily, on the question of human activity and its links with language. The constitution of
these two voices still mobilizes two spheres of ideological creation, literary and psychiatric. In
relation to the spheres, the author's positioning is constructed in a movement directed to the
interior of the literary sphere itself and in a movement directed to another sphere, the
psychiatric.
Keywords: Dialogism; Social voices; Diário do hospício and O cemitério dos vivos;
polemical double-voiced discourse; authorship
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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